Respostas
A pediculose do púbis, também chamada de ftiríase, é a infestação da região pubiana, causada por um inseto pertencente ao grupo dos piolhos, o Phthirus púbis, conhecido como piolho-caranguejo ou chato. Esse inseto se aloja na região de implantação dos pêlos pubianos, na região do baixo ventre, coxa, nádegas e pêlos nasais. Em certas ocasiões, esse inseto pode ser encontrado, também, nas axilas, pálpebras e supercílios (auto-inoculação).
Os machos desses insetos medem aproximadamente 1 mm e as fêmeas, que são maiores, 1,5 mm, enquanto que suas lêndeas (ovos), medem cerca de 2 mm.
Essa infecção atinge ambos os sexos e é considerada por muitos, a mais contagiosa das infecções sexualmente transmissíveis. É transmitida também através de vestimentas, toalhas, vasos sanitários, etc.
Geralmente, a única manifestação clínica causada por esses insetos é o intenso prurido (coceira), gerado pela saliva do inseto, que é liberada quando este suga o sangue do hospedeiro. A picada do P. púbis também pode causar pequenas lesões.