Nas habilidades apresentadas na BNCC (2018), referentes ao ensino de língua portuguesa para o terceiro ano do ensino fundamental, tem-se que o estudante deve ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Deve-se também planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2018.
A partir da leitura dessa habilidades, podemos perceber que
Escolha uma:
a. o aluno deve sempre realizar as atividades com ajuda do professor, mesmo aquelas relacionadas com o letramento.
b. o aluno já deve apresentar autonomia em relação as atividades, não necessitando tanto da ajuda do professor. Porém, este ainda tem a responsabilidade de trabalhar com o letramento com os alunos. (Correto, CORRIGIDO PELO AVA)
c. o aluno ainda necessita da ajuda do professor para realizar as tarefas, não sendo necessário que ele realize as atividades com autonomia nessa etapa.
d. o aluno deve realizar as atividades sempre com ajuda do professor, porém as atividades de letramento não são mais necessárias
e. o aluno deve realizar as atividades com autonomia, sendo que o professor não deve mais ser um agente de letramento, pois o aluno já superou essa etapa.
Respostas
O aluno já deve apresentar autonomia em relação as atividades, não necessitando tanto da ajuda do professor. Porém, este ainda tem a responsabilidade de trabalhar com o letramento com os alunos. Correto
A alternativa b está correta.
As bases nacionais na educação são utilizadas como um mecanismo de mensuração das atividades e da forma como a educação deve ser colocada em prática, tendo a oralidade como uma protagonista nesse processo, pois é a partir dela que a comunicação é realizada.
Assim, dentre essas competências citadas acima, a empatia e a cooperação explicam o processo participativo, onde é importante que todos os indivíduos presentes na educação venham a elaborar questões coletivas para realizar suas tarefas, não apenas as assimilando mas tendo um aprendizado que poderá ser utilizado fora do espaço escolar.