• Matéria: História
  • Autor: jpedromessi17
  • Perguntado 7 anos atrás

explique o assassinato de wladimir herzog

Respostas

respondido por: sddilena
3

Em 1968 Trabalhou na revista Visão por cinco anos e foi professor de telejornalismo na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e na Escola de Comunicações e Artes da USP. Em 1975, Vladimir Herzog foi escolhido pelo secretário de Cultura de São Paulo, José Mindlin, para dirigir o jornalismo da TV Cultura.

Em 24 de outubro do mesmo ano, foi chamado para prestar esclarecimentos na sede do DOI-Codi sobre suas ligações com o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Sofreu torturas e, no dia seguinte, foi morto.

Em 1978 a Justiça brasileira condenou a União pela prisão ilegal, tortura e morte de Vladimir Herzog. Em 1996, a Comissão Especial dos Desaparecidos Políticos reconheceu oficialmente que ele foi assassinado e concedeu uma indenização à sua família, que não a aceitou, por julgar que o Estado brasileiro não deveria encerrar o caso dessa forma.


jpedromessi17: poderia simplificar por favor? não entendi muito bem
sddilena: Seu trabalho já agradava os militares por ser feito de forma crítica. Em 24 de outubro de 1968 foi chamado para prestar esclarecimentos na sede do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação - Centro de Operações de Defesa Interna) sobre suas ligações com o Partido Comunista Brasileiro (PCB). E morto foi torturado e morto sobre está alegação.
jpedromessi17: obrigado
Perguntas similares