• Matéria: História
  • Autor: ohoho
  • Perguntado 7 anos atrás

Elabore um texto sobre a relação da moeda com o processo das grandes navegações dos séculos XV e XVI, tratando das consequências para a economia internacional

Respostas

respondido por: esterdevol15
65

Olá!

Grandes navegações dos séculos XV e XVI que têm origem na necessidade de expansão econômica da Europa. A insuficiência da produção agrícola para alimentar toda a população, o declínio econômico da nobreza, o encarecimento dos produtos orientais e a falta de metais preciosos para a emissão de moeda impulsionam a procura por novos mercados fora dos domínios europeus. A tentativa de encontrar rotas alternativas para o Oriente torna-se indispensável.

A empreitada é possível graças ao surgimento de uma burguesia mercantil, interessada em ampliar sua margem de lucro, e ao fortalecimento do Estado, com a centralização do poder monárquico. Um forte ideal missionário, principalmente dos países ibéricos, para catequizar os povos infiéis das terras distantes funciona como justificativa ideológica para a expansão. As nações ibéricas formam impérios ultramarinos entre os séculos XV e XVI, quando tem início a colonização da África, da Ásia e da América. Além de Portugal e Espanha, Inglaterra, França e Holanda (Países Baixos) também realizam grandes expedições.

Espero ter ajudado!

respondido por: thaynaiglesias85
9

As Grandes Navegações tiveram relação com o surgimento e ascensão do Mercantilismo, sistema econômico em que metais preciosos eram utilizadas como moedas de troca entre comerciantes e consumidores. Isso representou uma enorme mudança na economia internacional.

Consequências do Mercantilismo

Os metais preciosos estavam entre as principais matérias primas que eram exploradas nas colônias europeias. Com isso, a acumulação dessas moedas era um fator de poder político e econômico entre as nações.

Entre as consequências do uso de moedas na economia internacional, é possível citar:

  • Maior intervenção do Estado na economia;
  • Políticas de Protecionismo, que inibiam o comércio de produtos estrangeiros nos países europeus e suas colônias;
  • Adoção do conceito de Balança Comercial, em que se compreende que para uma economia estável, o país deve exportar mais que importa;
  • Incentivos à manufatura, com o objetivo de atrair riquezas de outros países através do comércio de produtos;

Porém, em alguns países como Portugal e Espanha, que focaram muito em acumular metais e não em ampliar sua capacidade produtiva, o aumento da circulação de moedas causou uma grande inflação. Esse processo ficou conhecido como a Revolução dos Preços.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/13489513

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares