“As mulheres, os prisioneiros, os soldados, os doentes nos hospitais, os homossexuais iniciaram uma luta específica contra a forma particular de poder, de coerção, de controle que se exerce sobre eles.”
Foucault, M. Os intelectuais e o poder.
O trecho destacado enfatiza a necessidade de luta de certos grupos
Respostas
Bom dia !
Sim , o trecho enfatiza levando em consideração o contexto históricoatravés dos quais se desenvolveram conceitos diferentes sobre eles, e nesta perspectiva são tratados como inferiores, indignos ou sem valor para as outras pessoas.
Assim, a necessidade de luta pelo reconhecimento deles é de suma importância para a construção de uma sociedade mais justa.
Fala sobre os grupos dos revolucionarios no sentido de fazerem valer novas formas de relacoes.Foucault vê a luta das mulheres, dos prisioneiros, dos soldados, dos homossexuais e dos doentes como uma forma de revolução, muito embora não intentem exercer velhos modelos de poder como paradigma de suas ações. Não se trata de mudar do estatuto de oprimido para o de opressor, mas se desvincular das opressões exercidas pelas instituições de controle.