Por ser um evento subjetivo, complexo e multidimensional, a dor deve ser avaliada e mensurada por meio de autorregistros, visto que apenas aqueles que a sentem podem determinar sua gravidade e a adequação do alívio. Dessa forma, a dor pode ser mensurada utilizando-se um escalonamento de um número ou de um valor, associado à intensidade da dor. Sobre as escalas ou instrumentos de avaliaçã
Respostas
Oi!
Primeiramente, avaliar a dor não está apenas associado ao fato de medir a sua intensidade e de acordo com as escalas de avaliação da dor , o paciente deve indicar a intensidade de dor que sente logo no instante no qual se inicia a avaliação, bem como durante o tratamento.
Ainda não existem ferramentas objetivas que consigam fazer a medição da dor, então esses dados são obtidos através de escalas, o que é uma determinação subjetiva.
Tal escala permite que o profissional da saúde tenha uma melhor noção de percepção da dor do paciente, variando de 1 a 10.
Resposta:
d. As escalas unidimensionais são as mais fáceis de avaliar a dor. Compreendem as escalas analógico-verbal, ou com descritores verbais ou visuais, pois possuem descritores numéricos que quantificam a dimensão sensorial.