• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Ozanik
  • Perguntado 7 anos atrás

“Dizer, então, que a educação é um ato político significa dizer que a educação não está divorciada das características da sociedade; ao contrário, ela é determinada pela sociedade na qual está inserida. E, quando a sociedade é dividida em classes cujos interesses são antagônicos, a educação serve a interesses de uma ou de outra das classes fundamentais”. SAVIANI, Demerval. A pedagogia histórico-crítica, as lutas de classe e a educação escolar. Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2017. De acordo com o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, práticas de educação e trabalho foram determinantes ao longo da história da humanidade para a produção de diferentes modos de vida. Sobre esses fatos, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. I. ( ) Na Antiguidade Grega e Romana e da Idade Média, a base técnica artesanal era a mesma. II. ( ) Algumas características do período feudal foram: lutas entre escravos e homens livres; escassez de conquistas de novos povos; ideologia de igualdade do cristianismo, fortalecimento das relações de servidão; ausência do enfeudamento, presença dos povos bárbaros e pela fraca presença da Igreja e dos princípios do Cristianismo. III.( ) Nos séculos IX e X, marcado como a era Carolíngia, ocorreu a instituição da escola de palácio, criada pelos reis com o objetivo de formar os indivíduos para a monarquia. IV. ( ) No século X, os monges se dedicavam à cópia de textos antigos e aos debates teológicos

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
13

I é verdadeira, de modo que houve apenas a evolução natural de técnicas artesanais que eram ,em sua origem, greco-romanas.

II é falsa, não havia escravos na sociedade feudal (apenas servos), o enfeudamento era a característica definidora e os povos bárbaros foram, aos poucos, desaparecendo neste período.

III é verdadeira, de modo que é nesta época que surge a preocupação em formas dinastias perpétuas.

IV é verdadeira, sendo chamados de "copistas" os monges que se dedicavam a tais atividades.

Perguntas similares