"A partir da Revolução Industrial, a Europa se caracterizou pelas novas concepções de riqueza e trabalho contidas no capitalismo, teorizado pelos economistas liberais clássicos Adam Smith e David Ricardo. [...] Superexploração salarial, horas excessivas de trabalho, condições subumanas de alimentação e moradia levaram os operários, a princípio, a identificarem as máquinas, e não os empresários capitalistas, como as responsáveis por sua condição de miséria". PAZZINATO, Alceu Luiz; SENISE, Maria Helena Valente. História moderna e contemporânea. 7 ed. São Paulo: Ática, 1994. (p. 177) De acordo com esse contexto, analise as asserções e a relação proposta entre elas: I. A questão social aparece como um dos grandes embates do século XIX. PORQUE II. Os trabalhadores começam a reagir às condições degradantes de trabalho e a se organizar, dando origem às greves. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. As asserções I e II são proposições falsas. b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não justifica a I. d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. e. A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
Respostas
respondido por:
6
I é verdadeira, em um século marcado pela rápida mudança dos modos de vida e pela expansão do capitalismo, o abismo que separava a burguesia do proletariado se torna impossível de ignorar.
II é verdadeira, de modo que, inspirados pelo socialismo, passaram a defender que apenas uma mudança política contundente seria capaz de remediar a situação em que se encontravam, de modo que grandes graves aconteceram na Europa;
II complementa e justifica I, é correta a alternativa B.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás