Sobre os conceitos de legitimidade e legalidade, assinale a resposta incorreta Legitimidade: segundo o governo absolutista de Thomas Hobbes, o soberano representa com legitimidade os três poderes. Legalidade: o poder racionalmente justificado se manifesta tão somente pela racionalidade da lei, e não, pela autoridade do líder. Legalidade: regras permanentes e válidas que abrigam os indivíduos de conduta arbitrária e imprevisível dos governantes Legitimidade: o Estado nem sempre precisa formular políticas governamentais para legitimar seu poder. Legitimidade: segundo Max Weber, o Estado, na qualidade de detentor do poder soberano, tem monopólio legítimo do uso da força.
Respostas
respondido por:
8
A alternativa correta é “Legitimidade: segundo Max Weber, o Estado, na qualidade de detentor do poder soberano, tem monopólio legítimo do uso da força”
A legalidade diz respeito ao Estado poder agir somente em conformidade com as leis. Ou seja, não pode ter atitudes arbitrárias, pois todas as suas ações são pautadas no próprio Princípio da Legalidade, responsável por limitar a vontade estatal ao que estiver previsto em lei.
Já a legitimidade diz respeito ao conceito de somente o Estado poder atuar coercitivamente, sendo seu o monopólio legítimo para o uso da força nas situações requisitadas.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás