A causa mais comum de síndrome póscolecistectomia são as desordens extra-biliares, tais como doença ulcerosa péptica, doença do refluxo gastroesofagiano e síndrome do intestino irritável. Apenas em uma minoria dos casos os sintomas se devem a doença do trato biliar. Não existe na atualidade motivo válido para restringir a dieta de um paciente submetido à colecistectomia em seu pós-operatório, já que a vesícula não é um órgão de produção de bile, e sim, de armazenamento. LIMA, HUNALDO et al. Estudo randomizado para avaliação da dieta hipolipídica nos sintomas digestivos no pós-operatório imediato da colecistectomia por videolaparoscopia. Cirurgiões, v. 40, n. 3, p. 203-207, 2013. Considerando a dieta após colecistectomia, avalie as afirmativas a seguir: I. A dieta deve evoluir conforme a melhora do quadro clínico e resposta do paciente, iniciando com dieta leve, progredindo até a dieta geral. II. Na presença de alterações na digestão das gorduras, com presença, por exemplo, de esteatorreia, o nutricionista deverá avaliar uma eventual necessidade de suplementar de proteínas. III. A dieta deve ser hirpergordurosa no início e indica-se o consumo de carnes magras, sem pele, frutas (sem exceções), legumes cozidos, cereais integrais. IV. Após a recuperação total da colecistectomia, a dieta pode ser normolipídica, não havendo necessidade de ser hipolipídica. Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: Escolha uma: b. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. <- CORRETO
Respostas
Olá! Vamos julgar as afirmativas a seguir :
I. A dieta deve evoluir conforme a melhora do quadro clínico e resposta do paciente, iniciando com dieta leve, progredindo até a dieta geral. - Correta, com a retirada da vesícula, a bile não pode ser mais armazenada e será excretada constantemente. Com isso, a emulsificação de gorduras fica comprometida, o que vai melhorando ao longo do tempo com a ação das enzimas lipases.
II. Na presença de alterações na digestão das gorduras, com presença, por exemplo, de esteatorreia, o nutricionista deverá avaliar uma eventual necessidade de suplementar de proteínas. - Incorreta, a nutricionista deverá indicar uma dieta hipolipídica, com pouca gordura, já que a emulsificação das gorduras está agora comprometida.
III. A dieta deve ser hirpergordurosa no início e indica-se o consumo de carnes magras, sem pele, frutas (sem exceções), legumes cozidos, cereais integrais. - Incorreta, pelo contrário, deve ser hipogordurosa de acordo com o que já foi explicado anteriormente.
IV. Após a recuperação total da colecistectomia, a dieta pode ser normolipídica, não havendo necessidade de ser hipolipídica. - Correta, após a recuperação o organismo da pessoa vai se adaptando, podendo ingerir de maneira normal alguns alimentos mais gordurosos.
Portanto, podemos afirmar que as afirmativas I e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.