Respostas
Massificação é a acção e o efeito de massificar. Este verbo significa tornar massivo aquilo que não o era.
Exemplos: “A massificação da Internet constituiu uma revolução cultural”, “Temos de trabalhar em prol da massificação da reciclagem para que, entre todos, cuidemos do planeta”, “Este governo não fez nada para impedir a massificação da criminalidade”.
A noção de massificação está associada à ideia de massas, a pessoa colectiva cujos integrantes compartem certos comportamentos sociais ou culturais. Quando as massas adoptam determina conduta, esta massifica-se (isto é, torna-se massiva). Esse processo de crescimento é conhecido pelo nome de massificação.
Acima mencionámos o exemplo da Internet. Esta rede tecnológica remonta ao ano de 1969, quando foi desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América. Até então, e até à década de 1990, a Internet não era um serviço massivo, mas de uso restringido. Poderá dizer-se que a massificação da Internet teve lugar na última década, quando pessoas de todo o mundo e de diversos sectores sociais começaram a ligar-se à rede.
Actualmente, é possível observar-se certas tendências que se encontram em vias de massificação. O trabalho à distância (ou teletrabalho) é uma delas, já que cada vez mais pessoas exercem a sua actividade laboral no seu próprio domicílio, sem se deslocarem diariamente até um escritório ou uma fábrica.
A massificação entende-se como um processo, uma vez que é difícil ou subjectivo determinar quando uma tendência se torna efectivamente massiva. Não se consegue afirmar, por exemplo, qual foi o momento exacto em que a Internet se transformou numa ferramenta de massas.