Respostas
Para Aristóteles, apenas um tipo de amizade é o eterna: aquela amizade na qual os homens bons se relacionam, visando somente a amizade em si, sem sobrepor o prazer e nem interesses.
As amizades baseadas nos interesses e nos prazeres têm fins diferentes. A primeira se baseia no que uma pessoa pode trazer ao amigo em relação a benefícios, por exemplo, e a segunda no prazer em que a pessoa oferece dentro de uma relação recíproca.
Nesse sentido, somente a amizade entre homens bons, sem visar ela como um meio, é eterna.
Resposta:
Oiê tudo bem com você ? ,
Além de fazer parte da vida das pessoas, de diferentes épocas e lugares, a amizade é tema de reflexão para alguns filósofos. Na Grécia Antiga, por exemplo, Aristóteles descreveu três tipos de amizade:
Amizade por prazer: os indivíduos se unem em decorrência do prazer que resulta dessa convivência;
Amizade por utilidade: os indivíduos se aproximam para a realização de algum interesse;
Amizade por virtude: os indivíduos se unem para fazer o bem, guiados pela virtude.
De acordo com o filósofo, as amizades por prazer e por utilidade são passageiras, pois, em ambas, o amigo é apenas um meio para se atingir uma finalidade. Na primeira, a finalidade é o prazer, a diversão; na segunda, é usufruir de algo que o amigo pode oferecer. Já a amizade por virtude é duradoura, pois ela une duas pessoas que pretendem exercitar a virtude uma para com a outra, ou seja, nesse tipo de amizade cada amigo tem como objetivo fazer o bem para o outro.Aristóteles considerava a amizade uma das condições para a feli-cidade dos indivíduos e também para a organização política de uma sociedade. De acordo com ele, o ser humano tem uma tendência natural a se associar aos seus semelhantes e isso possibilita a forma-ção de uma cidade. O filósofo pensava ainda que, nesse contexto, a amizade pode favorecer o surgimento e o fortalecimento de vínculos entre os cidadãos, contribuindo para uma vida social harmônica.
Explicação: