ainda no texto 1 bentinho e capitu conversam sobre Jose dias , o agregado da familia de bentinho , que promete ao rapaz convencer a mae dele,D.gloria , a desistir de tornalos padre
Respostas
Melhor resposta: Intaum Bruninha, eu li faz muito tempo...mas o que posso dizer é q o Bentinho e a Capitu se apaixonaram desde crianças, casaram e tiveram um filho. o Betinho tinha um amigo ( o Escobar) , melhor amigo diga-se de passagem. Num belo dia o Escobar foi nadar e morreu...todos ficaram muito tristes e o Bentinho começou a desconfiar da Capitu.
Com o passar dos anos o muleque se parecia cada vez mais com Escobar (na cabeça do Bentinho) e, cansada com as desconfinaças do marido, Capitu separa-se dele e vai embora levando o filho. O Bentinho fica sozinho no final da história e fica aquela incógnita de que se realmente, Capitu traiu o Bentinho ou não. (só me lembro disso).
Tem um filme brasileiro cachamado "DOM" que basia-se nessa história...mas no filme a Capitu morre no final....
Dom Casmurro Bentinho, chamado de Dom Casmurro por um rapaz de seu bairro, decide atar as duas pontas de sua vida . A partir daí, inicia a contar sua história (importante salientar esse detalhe !!!! É Bentinho que nos narra sua vida).Morando em Matacavalos com sua mãe Dona. Glória,viúva , José Dias o agregado, Tio Cosme advogado e viúvo e prima Justina(viúva) , Bentinho possuía uma vizinha que conviveu como"irmã-namorada" dele , Capitolina - a Capitu . Seu projeto de vidaera claro, sua mãe havia feito uma promessa, em que Bentinho iria paraum seminário e tornar-se-ia um padre . Cumprindo a promessa Bentinho vai para oseminário, mas sempre desejando sair, pois se tornando padre não poderia casarcom Capitu . José Dias, que sempre foi contra ao namoro dos dois, é quemconsegue retirar Bentinho do seminário, convencendo Dona Glória que o jovem deveriair estudar no exterior, José Dias era fascinado por direito e pelos estudos no exterior. Quando retorna do exterior, Bentinho consegue casar com Capitu edesde os tempos de seminário havia fundamentado amizade com Escobar que agoraestava casado e sempre foi o amigo íntimo do casal. Nasce o filho de Capitu,Ezequiel. Escobar, o amigo íntimo, falece e durante o seu velório Bentinho percebeque Capitu não chorava, mas aguçava um sentimento fortíssimo. A partir desse momento começa o drama de Bentinho. Ele percebe que o seu filho (?) era a carade Escobar e ele já havia encontrado, às vezes, Capitu e Escobar sozinhos em sua casa. Embora confiasse no amigo, que era casado e tinha até filha, o desespero de Bentinho é imenso. Vão para Europa e Bentinho depois de um tempo volta para o Brasil . Capitu escreve-lhe cartas, a essa altura, a mãe de Bentinho já havia morrido, assim como José Dias. Ezequiel um dia vem visitar opai e conta da morte da mãe. Pouco tempo depois, Ezequiel também morre, mas a única coisa que não morre no romance é Bentinho e sua dúvida .
Análise num pequeno comentário :Os olhos oblíquos e dissimulados de Capitu demonstram as duas pontas da história da vida de Bentinho: seu primeiro beijo na amada ocorre mediante a percepção daqueles belíssimos olhos de ressaca e seu drama é, justamente, a percepção no velório dos mesmos olhos de Capitu.
A infância coligada com Capitu também contribui para a afirmação de Bentinho,pois ela sempre esteve com o espírito de dissimulação que o deixava abismados momentos que ela conseguia enganar o próprio pai , o velho Pádua.