Os gregos criaram conceitos em grande quantidade que, podemos assim dizer, construiram uma primeira ''caixa de ferramentas'' utilizada para pensar racionalmente.
a. qual a chave de distinçao entre as noçoes de ''opiniao'' (doxa) e ''conhecimento'' (episteme)?
b. A causalidade, ou explicaçoes causais, sao noçoes que faziam parte tanto do pensamento mitico quanto do entao emergente pensamento filosofico-cientifico. De que maneira a noçao de causalidade era apropiada por essas formas de pensamento?
c. A noçao de arqué nao surge do nada, nao brota da imaginaçao, mas sim do exercicio de atividade puramente racional. Explique como os primeiros filosofos a formulaçao de tal noçao.
d. Explique os sentidos que a palavra ''RAZAO'' assume na frase: ''O coraçao tem razoes que a propria razao desconhece'' e cite quais sejam os principios racionais.
e. Verdade e um conceito que esta presente na nossa vida cotidiana, e como qualquer palavra pode ser usada em muitos sentidos diferentes. Discorra sobre varias concepçoes de verdade que a filosofia nos permite distinguir.
f. O conceito de verdade esta presente na filosofia e na religiao. De que maneira a fiosofia e a religiao se relacionam com este conceito?
Respostas
Olá!
Os termos tanto "Doxa" quanto "logos" partem do grego, onde a primeira se relaciona a opinião popular, podendo ser uma crença comum entre indivíduos de um povo.
Por isso, no caso apresentado, o papel do educador é apresentar o conhecimento a cerca das questões que vão além da opinião popular e das crenças.
Deste modo, podemos notar que o exercício da imaginação partia da busca pela essência e do conhecimento, onde a partir da busca pela razão e do questionamento as demais barreiras poderiam ser quebradas, por isso, as diferentes formas de verdade presentes na filosofia dialogam com a busca por algo que não é comum a todos.
Por fim, na religião a verdade é a busca pela santidade e o segmento das doutrinas, enquanto para a filosofia ela está atrelada a busca pela razão e o conhecimento.
Valeu!
Até mais!