De acordo com Batista (2000), enquanto as crianças insistem em ser crianças através das suas manifestações, que se constituem na simultaneidade das ações, se intensifica um descompasso de desejos e intencionalidades nas relações entre adultos e crianças, entre o previsível e o imprevisível, entre o espontâneo e o dirigido, o tempo e o espaço do adulto e o tempo-espaço da criança, a diversidade e a homogeneidade.
Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. Falar em rotina significa falar em organização do tempo e do espaço dentro da instituição.
II. É nos momentos de faz-de-conta que as crianças mais lançam mão da forma de compreender e atuar no mundo, portanto, deve-se tomar a brincadeira como espaço privilegiado para a produção cultural das crianças.
III. As crianças apropriam-se criativamente da informação do mundo adulto para produzir a sua própria cultura de pares.
IV. As crianças desconhecem um tempo e um espaço do qual elas mesmas possam estar se reconhecendo seja através da brincadeira ou no lavar de suas mãos.
Agora, assinale a alternativa correta.
Respostas
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. Correto
Você esqueceu de completar o texto mas posso te ajudar.
As alternativas I, II e III estão corretas.
A pergunta fala sobre o ato de brincar e a formação do indivíduo em suas relações desde a infância.
A brincadeira favorece os aspectos físicos e cognitivos das crianças, além de fortalecer a competitividade e o desenvolvimento físico. Por fim, é importante que a mediadora do ato de brincar seja dinâmica, não só em quadra mas em sala de aula, utilizando a inclusão para que todos os alunos participem.
Dentro desse contexto, o ato lúdico no brincar tem grande importância em como a formação do aluno será feita, pois é nessa fase que ele passa a interagir com os colegas de classe e com os professores, aprendendo e experienciando novas coisas.