• Matéria: História
  • Autor: lucasjuniok693
  • Perguntado 7 anos atrás

Como diz o dito popular ‘rei que é rei não perde a realeza’ e se a perde – digamos assim – é cada vez menos rei. É dessa figura pública, conscientemente construída, que trata o livro. ‘A fabricação do rei’, de Peter Burke." (SCHWARCZ, Lilia. R. A fabricação do rei. A construção da imagem pública de Luis XIV. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, 2000, v. 43, n. 1. Disponível em Acesso em 19/07/2017.) Sobre a monumentalização da História sob a perspectiva de Peter Burke, analise as afirmativas a seguir: I) O historiador Peter Burke discute em A fabricação do rei a suntuosidade dos monarcas como representação do seu poder. II) A monumentalização da História é resultado do esforço das sociedades para imporem determinada imagem de si próprias. III) Ao historiador cabe o papel de analisar os documentos com o intuito de interpretá-los e desconstruir a sua monumentalidade. É correto o que se afirma em: Selecione uma alternativa: a) I, II e III. b) Apenas I e II. c) Apenas II e III. d) Apenas I. e) Apenas I e III.

Respostas

respondido por: makmorales
2

Olá,

I. Verdadeiro. O autor Peter Burke discute em A fabricação do rei  como as monarquias buscavam afirmar sua imagem para que assim fossem percebidos pelas sociedades.

II. Verdadeiro. A monumentalização da História pode ser vista como uma forma de as monarquias e líderes buscaram para impor sua visão, visto que César já dizia: só existe uma história, a dos vencedores.

III. Verdadeiro. Cabe ao historiador ser crítico ao analisar os documentos históricos, para não cair no engano de seguir a narrativa que os próprios autores parciais o fizeram.

Letra A.

Abraços!

Perguntas similares