Homens e mulheres tem o direito de decidir de forma livre e responsável, se querem ou não ter filhos, quantos filhos desejam ter e em que momento de suas vidas; direito a informação, meios, métodos e técnicas para procriar ou não; e direito de exercer a sexualidade e a reprodução livre de discriminação, imposição e violência (BRASIL, 2009). Observe as opções de métodos anticoncepcionais a seguir: I- Dispositivo Intrauterino (DIU). II- Método da ovulação ou do muco cervical (método billings). III- Preservativo feminino e masculino. IV- Vasectomia. V- Método de Ogino-Knauss. VI- Ligação de trompas (laqueadura). 1- Método anticoncepcional reversível (não-definitivo). 2- Método anticoncepcional irreversível (definitivo). Baseado no texto apresentado pode-se afirmar que os métodos anticoncepcionais listados acima são opções para o planejamento familiar, estes podem ser métodos reversíveis ou irreversíveis. Analise e assinale a alternativa que indica a associação correta dos métodos: Escolha uma:
Respostas
Oi!
Analisando:
- 1- Método anticoncepcional reversível (não-definitivo):
I- Dispositivo Intrauterino (DIU).
Pode ser removido.
II- Método da ovulação ou do muco cervical (método billings).
É natural.
III- Preservativo feminino e masculino.
Utilizado somente no momento da relação sexual.
V- Método de Ogino-Knauss.
Famosa tabelinha.
- 2- Método anticoncepcional irreversível (definitivo):
IV- Vasectomia.
É importante ressaltar que a vasectomia visa resultados definitivos, mas devido à evolução da técnica cirúrgica há sim possibilidade de reversão, mas sem garantia de sucesso.
VI- Ligação de trompas (laqueadura).
Impede a gravidez através de intervenção cirúrgica.
Bons estudos!
b. A opção I é um método reversível, a opção II é um método reversível, a opção III é um método reversível, a opção IV é um método irreversível, a opção V é um método reversível, a opção VI é um método irreversível.