Se trocarmos a semipilha AL° |AL3+ por Ag°|AG+ o polo do cobre passa a ser negativo faça um esquema da pilha indicando o sinal dos polos o cátado o ânodo e a equação global
Respostas
Olá.
Quando falamos de pilha, estamos pensando nos metais e as diferenças de potencial entre eles. É isso que fará com que a reação de oxirredução aconteça e a pilha funcione.
Nesse exercício, os dois metais envolvidos na nova pilha são: prata e cobre.
Vamos avaliar a semirreação e o potencial de oxidação de cada um deles:
- Cobre: Cu⁰ --> Cu⁺² + 2 e⁻ E = - 0,337 V
- Prata: Ag⁰ --> Ag⁺ + 1 e⁻ E = - 0,80 V
Como podemos perceber, o potencial de oxidação do cobre é maior, portanto será ele quem sofrerá oxidação, enquando a prata sofrerá redução.
Porém, a quantidade de elétrons envolvidos está diferente: na do cobre temos 2 elétrons envolvidos, enquanto na da prata temos 1 elétron envolvido. Essas quantidades tem que ser igual nas duas semirreações.
Para resolver a situação:
- pegaremos a semirreação inteira do cobre e multiplicaremos pelo número de elétrons envolvidos na reação da prata (1) e teremos:
Cu⁰ --> Cu⁺² + 2 e⁻
- pegaremos a semirreação inteira da prata e multiplicaremos pelo número de elétrons envolvidos na reação do cobre (2) e teremos:
2 Ag⁰ --> 2 Ag⁺ + 2 e⁻
Agora a quantidade de elétrons nas duas reações está igual. Podemos então escrever a equação global da pilha, que é dada da seguinte maneira:
Espécie que oxida + Espécie que reduz --> Espécie já oxidada + Espécie já reduzida
Assim, teremos:
2 Ag⁺ + Cu° = 2 Ag⁰ + Cu⁺²
- Quem sofreu oxidação foi o cobre. Assim, ele será o ânodo e seu polo terá sinal negativo.
- Quem sofreu redução foi a prata. Assim, ela será o cátodo e seu polo terá sinal positivo.
Espero ter ajudado ;)