A charge ironiza o dístico "ordem e progresso", presente na atual bandeira do Brasil. A sua origem e significado remetem a um contexto marcado
Respostas
As alternativas são:
a) pela presença do catolicismo romano nas instituições políticas do Império Brasileiro e o esforço de preservar a ordem social vigente.
b) pela influência do positivismo francês entre os oficiais militares republicanos e uma postura ideológica das elites dirigentes em evitar radicalismos políticos.
c) pelo desejo dos oficiais militares republicanos em romper os laços com a sociedade agrária imperial, inspirando-se no liberalismo norte-americano.
d) pelo esforço das elites agrárias paulista e mineira em manter os seus privilégios sociais e políticos, mas, ao mesmo tempo, buscando o progresso econômico.
A é falsa, a expressão "Ordem e Progresso" veio diretamente de um lema positivista, escola de pensamento que tinha pouco apreço pelo catolicismo.
B é verdadeira, de modo que o lema, cunhado por Comte, representava a crença ideológica de que, retirado do poder o Imperador, em pouco tempo o Brasil tornar-se-ia uma das mais desenvolvidas nações do mundo.
C é falsa, pois o Golpe Republicano foi organizado em conluio com a sociedade agrária, mantendo-a.
D não é falsa, mas não caracteriza corretamente a relação com o positivismo francês.
Resposta:
B
Explicação: