A imigração venezuelana para o Brasil Como é de conhecimento nacional, com o agravamento da situação política e econômica da Venezuela, milhares de pessoas estão migrando para o Brasil, através da fronteira terrestre da cidade de Pacaraima (RR), no extremo norte do país. Consequentemente, o estado de Roraima passa por uma crise inesperada e inigualável e se vê num drama humano sem precedentes: como receber milhares de estrangeiros, oferecer a eles serviços de educação e saúde pública, acomodação, alimentação, higiene e, quiçá, um emprego sem impactos significativos na vida dos roraimenses? Os abrigos de Boa Vista não são suficientes, e imigrantes acampam ou dormem ao relento em praças e calçadas. Há muitos venezuelanos nos semáforos locais com cartazes pedindo dinheiro e emprego; não raro, famílias inteiras. Igrejas, organizações não governamentais, empresários e inúmeros roraimenses se desdobram num esforço hercúleo para oferecer algum alimento, mas a demanda é crescente, e o desafio se avoluma. Partindo-se dessa contextualização, focos específicos com forte sentimento de hostilidade surgiram em redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens com teor xenofóbico e racista. Muitos passaram a culpar os imigrantes pela insuficiência de recursos na educação, saúde e segurança. Essa onda virtual ganhou repercussão local e chegou a marcar uma manifestação em frente a uma praça de grande aglomeração de venezuelanos para protestar contra eles. O Ministério Público de Roraima requisitou a instauração de inquérito policial e iniciou uma campanha de conscientização, buscando esclarecer à população sobre o discurso de ódio contra imigrantes e suas consequências jurídicas. Posteriormente, houve um expressivo arrefecimento e muita gente passou a postar mensagens contra o racismo e a xenofobia. Portanto, não podemos fechar os olhos à ameaça do racismo e da xenofobia, e as novas tecnologias constituem um desafio para os operadores do Direito; há que se educar para prevenir e há que se reprimir para evitar a impunidade. Compete a cada um de nós levar adiante esta mensagem; cabe-nos fugir aos clichês do senso comum daqueles que dizem que aqui o racismo não existe, pois essa ameaça é real e nos espreita como uma doença perniciosa que, ao descuido, se dissemina, a corroer a beleza da convivência plural e da inclusividade como fator de enriquecimento cultural e humano. Disponível em . Acesso em 05 ago. 2018.
Assinale a alternativa correta em relação ao conteúdo do texto.
a. As reações xenófobas dos brasileiros, em especial dos roraimenses, estão relacionadas ao fato de que os venezuelanos são concorrentes diretos para os postos de trabalho de maior prestígio social e econômico.
b. O processo de acolhimento dos imigrantes venezuelanos tem sido pautado por características fortemente associadas à conduta do povo brasileiro: a cordialidade e a solidariedade com estrangeiros.
c. O nacionalismo exacerbado das classes mais favorecidas, no Brasil, motiva a rejeição aos imigrantes venezuelanos, uma vez que eles são responsáveis pela queda na qualidade de serviços como educação e saúde no estado de Roraima.
d. A crescente onda de xenofobia no Brasil, expressa fortemente nas redes sociais, evidencia que o preconceito e a rejeição têm estreita relação com racismo e discriminação social.
e. O acolhimento dos venezuelanos que chegam a Roraima tende a melhorar cada vez mais, já que os imigrantes aquecem a economia, e o Brasil vive uma democracia racial e étnica.
Respostas
respondido por:
8
Olá,
d. A crescente onda de xenofobia no Brasil, expressa fortemente nas redes sociais, evidencia que o preconceito e a rejeição têm estreita relação com racismo e discriminação social.
A Venezuela tem passado por fortes problemas sociais nos últimos anos, e eles estão vindo aos montes para o Brasil em busca de uma melhor qualidade de vida, fugindo da fome e da miséria que tem corroído os seus países de origem.
Como tem acontecido cada vez a entrada desses imigrantes no Brasil, o sentimento de raiva e medo também tem crescido na população brasileiro, e isso pode ser encontrado em todas as classes sociais, marcando a ideia de que nem sempre o Brasileiro é cordial.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás