Respostas
Economia
Falamos em crescimento econômico, mas afinal como a agricultura impulsiona esse setor? Deve-se pensar em milhares de empregos que ela gera, assim, esse percentual (de pessoas que trabalham no campo) contribui ativa e economicamente para índices como o PIB (Produto Interno Bruto).
Principais produtos agrícolas cultivados no Brasil
Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) Dentre os principais produtos brasileiros cultivados, os que possuem maior destaque são: o milho, a cana-de-açúcar, café, cacau, a soja, algodão, o arroz, o feijão e a laranja.
Exportação
O comércio internacional entre Brasil e alguns países do mundo se dá pela agricultura que exporta seus produtos trazendo lucratividade. O ritmo de crescimento está relacionado com a tecnologia em campo e os investimentos feitos em propriedades monocultoras, principalmente a soja e a cana-de-açúcar. Veja no gráfico abaixo que o Brasil está entre os principais países exportadores no mundo.
Agricultura Familiar
Esse tipo de agricultura nada mais é do que a atividade agrícola realizada pela mão-de-obra de membros exclusivamente do convívio familiar de pequenas propriedades de terra. O núcleo familiar é o “carro chefe” desse tipo de agricultura, onde as pessoas se organizam familiarmente e socialmente, unindo gestão e trabalho. Ela é muito importante, pois constitui a base de 90% dos municípios brasileiros e atualmente são responsáveis por boa parte da produção nacional. Interessante salientar que esse tipo de agricultura está se fortalecendo com o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), o qual visa à modernização e o auxílio ao pequeno produtor, para que ele possa ter aumento da renda, introdução ao agronegócio e agregar valor à sua propriedade e ao seu produto.