No final do século XVI, algumas das concepções fundamentais do pensamento renascentista, como a harmonia, o equilíbrio e o resgate de valores da Antiguidade Clássica, foram gradativamente perdendo espaço para outra visão do homem em relação ao mundo. A respeito desse período de transição, analise as afirmações a seguir.
I. A Igreja Católica era a única via para a expressão da fé cristã e, na tentativa de expandir seus domínios, acabava entrando em conflito com outras crenças, como as das religiões indígenas, do islamismo e do judaísmo.
II. O auge das Grandes Navegações já havia passado, e a presença dos europeus no continente americano provocava um choque entre a cultura europeia e as dos povos nativos.
III. Em lugar do equilíbrio e da harmonia, pressupostos da arte renascentista, a produção artística passou a oscilar entre o pensamento espiritual e o carnal.
IV. A Contrarreforma foi uma reação da Igreja Católica que tinha como principal objetivo restaurar a harmonia nos moldes clássicos greco-romanos, oferecendo uma espécie de conforto ao ser humano.
A) I e II
B) II eIII.
C) III e IV
D) I e III.
E) II e IV
Respostas
respondido por:
4
Correta letra C
A Igreja Católica ainda não sofria com a interferência das religiões citadas, o que acontecia nesse período era a interferência da reforma protestante e a formação de nova religiões, com o advento do protestantismo.
O momento renascentista tinha dentre a característica o duelo da relação entre as concepções carnais e espirituais.
A contrarreforma foi realizada pela igreja católica, dentre as características teve a instituição da Companhia de Jesus e o tribunal da inquisição.
respondido por:
2
Resposta:
No Positivo on NÃO é a c) III e IV
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás