Respostas
As hemácias humanas possuem substâncias chamadas aglutininas, que podem ser do tipo anti-A e anti-B. A cada aglutinina corresponde uma intolerância a um tipo de sangue, também conhecido como aglutinogênio. Sangue com aglutinina anti-A não pode ser misturado com sangue A, sangue com aglutinina anti-B não tolera misturas com o tipo B e o sangue com ambas no tolera mistura com sangue A nem B. O sangue tipo O, conhecido como doador universal, possui ambas aglutininas e nenhum aglutinogênio, e o sangue AB, que no possui aglutininas e apresenta ambos aglutinogênios, o receptor universal.
A função da aglutinina é gerar anticorpos específicos que combatem outros tipos de sangue, destruindo-os. Por isso não é possível fazer uma transfusão de sangue para o possuidor de uma aglutinina contrária a ele.
O fator Rh é outro determinante da compatibilidade sanguínea. A maior parte da população possui antígeno D, característica comumente conhecida como sangue 'Rh positivo'. Quando o antígeno D não está presente no sangue, é denominado 'Rh negativo'. Pessoas com sangue Rh negativo são capazes de gerar anticorpos anti-D quando entram em contato com o sangue que o possui. Por isso, não podem receber sangue que possua Rh.