Ao analisar a desigualdade social, Karl Marx privilegia as classes consideradas como fundamentais para compreender os caminhos que a sociedade capitalista percorre: a burguesia e o proletariado. Segundo ele, as demais classes estavam num segundo plano do ponto de vista político e social. Tendo em vista a noção de desigualdade em Marx, analise as asserções e a relação proposta entre elas. I. As desigualdades sociais, na sociedade capitalista, são produto de relações sociais contraditórias que se manifestam na forma de apropriação e dominação. PORQUE II. A Sociedade Capitalista, segundo Marx, tem como características principais a contradição de classe e o modo de produção capitalista. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Respostas
Resposta:
RESPOSTA CORRETA: As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
Explicação passo-a-passo:
SEGUE AS ALTERNATIVAS:
a. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. (CORRETA)
b. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
c. Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
d. A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
e. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
Para o embasamento das reflexões de Marx, o mesmo realizou a organização do Estado considerando duas camadas, são elas: a burguesia, detentora do maior capital e o proletariado, camada que trabalha em prol de uma renda, em geral, se encontrando fadado a compor a parte segregada da sociedade.
Marx entende que o Estado é uma ferramenta de organização e de controle social, bastante utilizado para a coação do indivídua a questões sociais e econômicas.
Bons estudos!