• Matéria: História
  • Autor: deise6046
  • Perguntado 7 anos atrás

os europeus criaram um imaginário a respeito de outros povos lugares desconhecidos e seres estranhos comente esse imaginarios e relacione o ao início da expansão marítima

Respostas

respondido por: vitor837et
5
Os europeus acreditavam que existia uma série de monstros marinhos escondidos sob as águas, de modo que cruzar o oceano era uma grande aventura, e que os povos dos outros locais que já conheciam, como a África e a Índia, eram povos dotados de culturas "menos civilizadas" que a deles mesmos, europeus, o que justificou uma ideia da "superioridade" europeia.

Quando "descobriram" o continente americano e seus povos nativos esta ideia da "superioridade" europeia cresceu, de modo que passaram a considerar que era a sua "missão" "civilizar" estes povos, usando-os como mão de obra barata na construção de "civilizações" em seus continentes, o que serviu como justificativa ideológica para os interesses econômicos colonialistas europeus.


vitor837et: espero que essa resposta de ajude
respondido por: LethalZedster
5
O início da expansão marítima oficialmente iniciada por Portugal, sendo este país conhecido por ser o pioneiro dos descobrimentos Europeus, foi comandada por Infante D. Henrique. Este afirmava que não devíamos sentir medo e sim buscar respostas para o desconhecido. Até finais de século XV, a Europa vivia numa fantasia onde os mares eram dominados por monstros e que outros continentes e povos eram algo ameaçador para eles, criando uma maior curiosidade nos navegadores e colonizadores. Após o início da colonização em 1497, o mundo foi visto de outra perspectiva, ou seja, foi dada uma visão mais abrangente e inovadora do que pode estar do outro lado dos oceanos.
Perguntas similares