no ambiente marinho, as espécies que se reproduzem por fecundação externa desenvolvem mecanismos químicos para que os gametas masculinos (espermatozoides) e os gametas femininos (oogônios) se reconheçam e se atraiam mutuamente.
no caso das algas pardas do gênero fuças a liberação do oogônio na água é acompanhada da produção de um hidrocarboneto denominado fucosserrateno, que, além de induzir a liberação dos espermatozoides orienta aqueles que estão nadando sem rumo a nadarem em espiral na direção do oogônio, promovendo a fecundação.
ocorre que o fucussorreteno pode ter seu efeito imitado pelo hexano, um hidrocarboneto derivado do petróleo. quando há um vazamento petróleo no mar, a concentração de hexano aumenta muito na região, estimulando a emissão de espermatozoides na ausência de oogônios a serem fecundados, o que provoca uma queda significativa na população dessas algas. Esse fato foi observado pela primeira vez em 1960, quando a fucus desapareceu quase completamente da costa sudoeste da Inglaterra, após o naufrágio de um navio petroleiro.
dada a fórmula simplificada do fucussorreteno, indique sua fórmula molecular.
Anexos:
Respostas
respondido por:
93
Cada ponta das linhas tem um Carbono e as ligações são completadas por Hidrogênios, portanto, a fórmula molecular é C8H12.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás