Para Goffman , as pessoas são socialmente enquadradas em categorias, existem determinadas afirmações em relação ao que deva ser o indivíduo que se apresenta aos grupos da sociedade. Existem atributos que uma pessoa deve possuir para pertencer a uma determinada categoria. Quando acontece de alguém se apresentar com evidências de um “atributo” que o torne diferente dos demais, ‘deixamos de considerá-lo criatura comum e total, reduzindo-o a uma criatura comum e estragada’”. Esses atributos estavam associados a sinais corporais que eram utilizados para demonstrar que o indivíduo assim marcado era um escravo, um traidor, um criminoso. Tratava-se de uma pessoa marcada, que deveria ser evitada e que estaria sob a condição “do indivíduo que está inabilitado para a aceitação social” (GOFFMAN, 1982, p. 7) O texto apresentado se refere à:
A) Etnocentrismo
B)Estigma
C) Acessibilidade universal
D) Xenofobia
E) Mixofobia
Respostas
respondido por:
0
Olá!
A alternativa B) é a correta.
Uma estigma é uma marca que representa algo, no caso, era a marca da escravidão, que sinalizava que aquele individuo era um escravo, e que não tinha direitos como as demais pessoas, nem era aceito na sociedade como um igual.
Até hoje existem problemas relacionados com a escravidão, além dos problemas que ela gerou no passado e que repercutem até os dias de hoje.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás