As trocas gasosas, ao nível das folhas, ocorrem por meio de numerosas aberturas epidérmicas denominadas: a. Estômatos. b. Cutícula. c. Cloroplastos. d. Parênquima. e. Colênquima.
Respostas
São células da epiderme especializadas nas trocas gasosas. São constituídas por duas células guarda, as quais só abrem quando estão turgidas (cheias de água) permitindo a entrada e saída de ar, quando perdem a f
água voltam a fechar o poro (chamado de ostiolo) que permite essa troca gasosa com o ambiente.
Resposta:
CORRETA letra A: Estômatos
Explicação:
A abertura ou o fechamento dos estômatos irá controlar a troca gasosa através da superfície da folha. Os estômatos são mais abundantes em folhas, também são encontrados, em menor número, em pecíolos, em caules jovens e partes florais (pétalas, estames e gineceu). O fechamento dos estômatos não somente evita a perda de H2O, mas limita a entrada de CO2 na folha.
b. Cutícula. ERRADA. Porque as folhas são recobertas por uma camada de cera impermeabilizante chamada de Cutícula, que deixa a superfície da folha impermeável tanto para a água, quanto para CO2.
c. Cloroplastos: ERRADA. Porque Cloroplastos fazem parte da Célula da planta. Cloroplasto sintetiza a glicose e é para produzir fotossíntese. Também, possui clorofila (na membrana do Tilacóide através do complexo antena), pigmento responsável pela sua cor verde.
d. Parênquima. ERRADA. O parênquima está relacionado com a fotossíntese, possuindo diversas funções, como preenchimento, assimilação, reserva e secreção. Formada por células vivas com parede celular delgada permitindo a comunicação (plasmodesmos) com outras células.
e. Colênquima. ERRADA. Colênquima é um tecido semelhante ao parênquima. Porém, possui a função de sustentação formado por células vivas alongadas e desenvolve de forma irregular porque é cheio de celulose e pectina.