• Matéria: Psicologia
  • Autor: alexandra1780
  • Perguntado 7 anos atrás

Conforme a Epistemologia Genética de Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo infantil perpassa por algumas fases ou estágios. São eles: primeiro estágio – inteligência sensório- motora; segundo estágio – inteligência intuitiva ou pré-operacional; terceiro estágio – operações concretas; quarto estágio – operações formais. Dessa forma, é CORRETO afirmar que:

o período pré-operacional possui algumas características: egocentrismo, centralização, ausência de reversibilidade, faz-de-conta, animismo.

no período das operações concretas, a criança ainda não é capaz de compreender que os objetos podem pertencer a mais de uma categoria ao mesmo tempo.

no período das operações formais, a criança desenvolve o pensamento dependente da manipulação de objetos concretos.

no período sensório-motor, a criança percebe o ambiente e age sobre ele, sendo fundamental a estimulação ambiental.

no período sensório-motor, a criança inicia o desenvolvimento da capacidade simbólica, ou seja, começa a usar símbolos mentais.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
106

Olá!

E. no período sensório-motor, a criança percebe o ambiente e age sobre ele, sendo fundamental a estimulação ambiental.

Em se tratando dos estágios de Piaget, observa-se que a única que reflete as características corretas encontra-se na letra E.

Dessa forma, o estágio sensório-motor, período que se estende dos 0 aos 2 anos, permite que a criança desenvolva gradualmente a sua psicomotricidade, principalmente por estímulos ambientais, que o permitem identificar as situações por meio das próprias ações.

respondido por: joianemaximoneves
12

No período sensório-motor, a criança percebe o ambiente age sobre ele, sendo fundamental a estimulação ambiental.

Perguntas similares