Respostas
Acidente Vascular Cerebral (AVC)
É um distúrbio grave do sistema nervoso. Pode ser causado tanto pela obstrução de uma artéria, que leva à isquemia de uma área do cérebro, como por uma ruptura arterial seguida de derrame. Os neurónios alimentados pela artéria atingida ficam sem oxigenação e morrem, estabelecendo-se uma lesão neurológica irreversível. A percentagem de óbitos entre as pessoas atingidas por AVC é de 20 a 30% e, dos sobreviventes, muitos passam a apresentar problemas motores e de fala.
Algum dos factores que favorecem o AVC são a hipertensão arterial, a elevada taxa de colesterol no sangue, a obesidade, o diabetes melito, o uso de pílulas anticoncepcionais e o hábito de fumar.
Ataques Epilépticos
Epilepsia não é uma doença mas sim um sintoma que pode ocorrer em diferentes formas clínicas. As epilepsias aparecem, na maioria dos casos, antes dos 18 anos de idade e podem ter várias causas, tais como anomalias congénitas, doenças degenerativas do sistema nervoso, infecções, lesões decorrentes de traumatismo craniano, tumores cerebrais, etc.
Cefaleias
As Cefaleias são dores de cabeça que se podem propagar pela face, atingindo os dentes e o pescoço. A sua origem está associada a diversos factores como tensão emocional, distúrbios visuais e hormonais, hipertensão arterial, infecções, sinusites, etc.
A enxaqueca é um tipo de doença que ataca periodicamente a pessoa e se caracteriza por uma dor latejante, que geralmente afecta metade da cabeça. As enxaquecas são frequentemente acompanhadas de foto fobia (aversão a luz), distúrbios visuais, náuseas, vómitos, dificuldades em se concentrar, etc. As crises de enxaqueca podem ser desencadeadas por diversos factores, tais como tensão emocional, tensão pré-menstrual, fadiga, actividade física excessiva, jejum, etc.
10 Doenças do Sistema nervoso
By Felipo Bellini - 10/06/201808736
10 Doenças do Sistema nervoso
O sistema nervoso é formado por conjunto de órgãos que possuem como a função captar as mensagens, estímulos do ambiente, “interpretá-los” e “arquivá-los”.
10 Doenças do Sistema nervoso – Acidente Vascular Cerebral
O AVC ( sigla para Acidente Vascular Cerebral) é uma doença que ocorre quando há um rompimento do fluxo sanguíneo que vai para o cérebro, o que ocasiona diversos problemas cerebrais, podendo levar a óbito. Trata-se de uma doença de urgência médica e quanto mais cedo diagnosticada e tratada, mais chances de sobrevivência.
Causas do Acidente Vascular Cerebral
A principal causa é o rompimento do fluxo sanguíneo que vai diretamente para o cérebro. Entretanto, existem outros fatores que podem contribuir para o aparecimento da doença, são eles:
Fumar
Obesidade
Colesterol Alto
Histórico familiar de doenças do coração e diabetes
Ingerir exageradamente bebidas alcoólicas
Sintomas do Acidente Vascular Cerebral
Perda da visão e da força
Dormência no rosto, nas pernas e nos braços
Dificuldade na fala e na compreensão das informações
Tontura
Alterações de memória
Dor de cabeça
Vômito
Prevenção do Acidente Vascular Cerebral
Realizar exames periódicos para saber como anda a saúde do seu organismo é uma maneira eficaz de prevenir o aparecimento de outras doenças que podem vir a desencadear um AVC, assim como realizar atividades físicas e manter uma boa alimentação.
10 Doenças do Sistema nervoso – Esclerose Múltipla
Trata-se de uma doença crônica, onde as células que defendem o organismo atacam o próprio sistema nervoso, causando lesões cerebrais e medulares.
Causas da Esclerose múltipla
A causa da doença é desconhecida, sendo mais comum em mulheres na faixa dos 20 a 40 anos.
Sintomas da Esclerose Múltipla
Fadiga
Depressão
Fraqueza nos músculos
Dores nas articulações
Disfunção na bexiga e no intestino
Mudança na coordenação motora
Prevenção da Esclerose Múltipla
Já que as causas da doença são desconhecidas, embora seja uma área em que muitos estudos estejam sendo desenvolvidos para que se chegue a uma resposta, uma boa maneira de manter-se saudável é ter hábitos saudáveis de alimentação, praticar exercícios físicos e estar sendo em dia com o acompanhamento médico.
10 Doenças do Sistema nervoso – Alzheimer
O mal de Alzheimer é uma doença que não tem cura e é neurodegenerativa, que vai piorando com o passar do tempo. Na maioria das vezes, as pessoas que são acometidas dessa doença são idosas. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o avanço da doença e controlar os sintomas.
Causas do Alzheimer
As causas dessa doença são desconhecidas.
Sintomas do Alzheimer
Perda das funções intelectuais
Perda de memória
Alteração na capacidade de atenção, compreensão e linguagem
Incapacidade de realização de atividades básicas como tomar banho e comer
Prevenção do Alzheimer
Já que é uma doença neurodegenerativa e sem causa aparente, não há como definir o que poderia ser feito para retardá-la, além da manutenção de uma alimentação e hábitos saudáveis.
10 Doenças do Sistema nervoso – Doença de Huntington
Trata-se de uma doença hereditária que instiga a degeneração das células nervosas do cérebro. Descobriu-se em 1993 que o gene causador da doença localiza-se no cromossomo 4. Uma das regiões mais afetadas pela doença é a Venezuela, não existindo nenhum dado estatístico para a doença no Brasil.
Prevenção da Doença de Huntington
A doença é causada por um problema genético de um gene no cromossomo 4, fazendo com que uma parte do DNA, a sequencia CAG, ocorra mais vezes do que deveria ocorrer. A sequencia chega a repetir de 36 a 120 vezes em pessoas com a doença. Para além disso, a pessoa que possui a doença de Huntington precisa de uma única cópia do gene com problema para desenvolver a doença.