A imunodeficiência secundária ou adquirida é um prejuízo do sistema imune que resulta de enfermidade em uma pessoa anteriormente normal. O prejuízo frequentemente é reversível se a condição ou enfermidade subjacentes se resolverem. A tabela a seguir apresenta as principais causas de imunodeficiências adquiridas e seus mecanismos patogênicos:
Imunodeficiências adquiridas
Causa Mecanismo
Infecção por HIV Depleção das células T CD4+
Desnutrição proteico-calórica Os transtornos metabólicos inibem a maturação e função dos linfócitos
Radiação e quimioterapia para o câncer Diminuição dos precursores dos linfócitos da medula óssea
Metástases de câncer e leucemia envolvendo a medula óssea Local reduzido de desenvolvimento de leucócitos
Imunossupressão para transplantes, doenças autoimunes Ativação de linfócitos reduzida
Remoção do baço Fagocitose de microrganismos diminuída
FONTE: Abbas, Lichtman e Pillai (2011, p. 458).
Sobre a imunopatogenia das imunodeficiências adquiridas analise as afirmativas a seguir:
I. Na desnutrição o defeito imunológico potencial é, principalmente, uma imunodeficiência de célula T com anergia cutânea, diminuição do número de células T, respostas proliferativas deficientes a mitógenos ou antígenos e deficiência de linfocinas (interferon) e de atividade citotóxica.
II. O HIV causa problemas tanto na função imune adaptativa como na inata. Os defeitos mais proeminentes pertencem à imunidade mediada por células, o que pode ser atribuído a vários mecanismos, inclusive aos efeitos citopáticos diretos e indiretos do vírus.
III. Tumores da medula óssea, incluindo os cânceres metastáticos para a medula óssea e as leucemias que se desenvolvem na medula, podem interferir no crescimento e desenvolvimento dos linfócitos e outros leucócitos. Além disso, os tumores podem produzir substâncias que interferem no desenvolvimento ou na função dos linfócitos.
IV. Fármacos hemoterápicos são administrados a pacientes com câncer, e estes medicamentos geralmente são citotóxicos para proliferação de células, incluindo linfócitos maduros e em desenvolvimento, bem como para outros precursores de leucócitos.
V. Pacientes sem baço são mais susceptíveis a infecção por alguns organismos, e esta susceptibilidade aumentada deve-se, em parte, ao defeito na eliminação fagocitária de microrganismos opsonizados transmissíveis pelo sangue, uma importante função fisiológica do baço, e em parte, às respostas de anticorpos defeituosas resultantes da ausência de células B da zona marginal.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
Apenas I e V estão corretas.
b.
Apenas I, II e V estão corretas.
c.
Apenas III e IV estão corretas.
d.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e.
As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas. Correto
Respostas
Resosta correta As afirmativas I, II, III, IV e V.
Corrigida pelo AVA
Todas afirmativas apresentam fatores de imunodeficiência adquiridas (alternativa E).
Causas das imunodeficiências
A desnutrição pode levar a imunodeficiência pela falta de células de defesa, já o HIV leva a imunodeficiência pela destruição das células de defesa.
Os tumores da medula óssea podem levar a produção de células de defesa defeituosas.
Os fármacos hemoterápicos podem ser citotóxicos e matar as células de defesa.
Pacientes que perderam o baço, o timo ou parte da medula óssea ou linfonodos importantes podem aprender problemas com a imunodeficiência pela falta de células de defesa ou pela falta de circulação das células de defesa por todos os tecidos.
Venha estudar mais sobre a imunodeficiência
https://brainly.com.br/tarefa/28605243
#SPJ2