3) Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo em 2015, a filósofa estadunidense Judith Butler (1956), uma das grandes representantes da teoria queer, trouxe a seguinte informação em sua fala: Folha: Em sua conferência em São Paulo, você disse saber da exclusão do termo "gênero" e das discussões em torno dele no Plano Municipal de Educação. Também viu alguns manifestantes com cartazes contra a chamada "ideologia de gênero". Por que temer gênero? Butler: Meu entendimento é de que algumas pessoas temam que "gênero" signifique que não haja leis naturais que regulem a divisão entre sexos. Elas querem leis naturais para estabelecer a questão de gênero para elas. Se você nasce com um conjunto de características, você é uma garota, e você vai se tornar heterossexual e vai casar e não vai ter empregos que adequadamente pertencem aos homens. Se essa sequência é culturalmente variável, então você pode nascer com um conjunto de características e vir a adquirir outros conjuntos. Ou pode ter seu gênero redesignado e se tornar homem, e pode ser hétero, gay, bi ou assexuado. Pode casar ou não, com alguém do mesmo gênero ou não. Você pode se divorciar, até diversas vezes. Você pode ser poliamoroso e ter vários parceiros. Enquanto alguns entendem que vidas podem ter várias trajetórias de gênero e sexuais, os que temem gênero querem que haja uma só vida. Todo resto é amedrontador, e com frequência escolhem o ódio como forma de lidar com seus medos. [...]
Respostas
Olá!
A questão está incompleta, abaixo acrescento o complemento:
“Assinale a alternativa correta. Segundo a filósofa Judith Butler, é preciso ...
a) entender porque se teme tanto a discussão de gênero em nossa sociedade, sendo que para essa filósofa isso ocorre pois os indivíduos se preocupam com o fato de que não haja leis naturais que regulem a divisão sexual.
b) compreender que gênero não tem necessidade de estar nas escolas, já que não é disciplina necessária para processos seletivos.
c) entender que a educação para a sexualidade deve ser algo restrito apenas aos responsáveis pela criança.
d) compreender que falar de gênero implica em criar uma situação com a qual não existe em nossa sociedade.
e) entender que discutir gênero abre a possibilidade de meninos tornarem-se homossexuais e as mulheres se revoltarem contra os homens.”
Para a filósofa Judith Butler é necessário que se entenda o motivo de se evitarem a discussão de gênero na sociedade, pois para ela os indivíduos ficam preocupados de que não existam leis naturais que fazem a regulação da divisão sexual.
Sendo assim, a resposta correta é a alternativa a) entender porque se teme tanto a discussão de gênero em nossa sociedade, sendo que para essa filósofa isso ocorre pois os indivíduos se preocupam com o fato de que não haja leis naturais que regulem a divisão sexual.
Espero ter ajudado, bons estudos!