Quando um carro com som alto se afasta ou se aproxima de uma pessoa, percebe-se uma mudança no som. Isso é devido: a) ao movimento relativo entre a pessoa e o carro (fonte de som), conhecido como Efeito Doppler. b) à mudança na velocidade do som, quando o carro se afasta ou se aproxima da pessoa. c) ao movimento de rotação da Terra. d) à umidade relativa do ar. e) ao som percebido que é sempre o mesmo, independente de movimento entre fonte e a pessoa.
Respostas
Olá!
Diante do evidenciado abaixo, podemos compreender que o afastamento ou aproximação de uma fonte sonora promove variações na percepção deste som. Isso pode ser observado por exemplo quando nos afastamos de um carro de fórmula 1 e notamos que o mesmo emite um som mais agudo quando está se afastando.
Logo, podemos afirmar que a alternativa correta compreende a letra a) ao movimento relativo entre a pessoa e o carro (fonte de som), conhecido como Efeito Doppler.
Resposta:
A
Explicação:
Da equação fundamental da ondulatória:
v=lambida. f
Como a velocidade do som no ar é a mesma em todas as direções, o comprimento de onda e a frequência são inversamente proporcionais.
Assim, como mostra a própria figura, o observador 1 recebe um som de maior comprimento de onda, portanto de menor frequência, percebendo um som mais grave. Para o observador 2 ocorre o contrário, ou seja, ele recebe um som de menor comprimento de onda, percebendo um som de maior frequência, portanto, mais agudo. A essa mudança no som percebido por um observador (ouvinte) que se move relativamente a uma fonte sonora, damos o nome de Efeito Doppler.