4) Uma estratégia para testar a validade de um argumento consiste em construir a tabela verdade das premissas e conclusão do argumento e verificar se temos ao menos uma linha em que as premissas assumam valor lógico verdadeiro e a conclusão seja falsa. Considere o argumento: Premissa 1: Se assumir mais aulas na Escola, não serei aprovado na disciplina de Geometria Analítica. Premissa 2: Assumo mais aulas na escola ou serei aprovado na disciplina de Geometria Analítica. Conclusão: Portanto, fui reprovado na disciplina de Geometria Analítica. Com respeito a esse argumento, é correto afirmar que: Alternativas: a) Existe ao menos uma linha na tabela verdade que inclui as premissas e a conclusão em que os valores lógicos de todas as premissas sejam falsos e a conclusão seja falsa. b) Existe ao menos uma linha na tabela verdade que inclui as premissas e a conclusão em que os valores lógicos de todas as premissas sejam falsos e a conclusão seja verdadeira. c) Existe ao menos uma linha na tabela verdade que inclui as premissas e a conclusão em que todas as premissas são verdadeiras e a conclusão é falsa. d) Existe ao menos uma linha na tabela verdade que inclui as premissas e a conclusão em que todas as premissas são falsas e a conclusão é falsa. e) Existem exatamente três linhas na tabela verdade que incluem as premissas e a conclusão em que todas as premissas são falsas e a conclusão é falsa.
Respostas
Oi!
Para responder essa questão, devemos levar em consideração que a tabela verdade ou tabela de verdade pode ser definida como uma ferramenta matemática que é muito útil no que tange o raciocínio lógico.
A tabela verdade é em pregada com vistas a testar a validade lógica de determinada proposição composta, ou seja, que é formada por duas ou mais proposições de natureza simples.
De acordo com a compreensão do conceito da tabela verdade e das suas peculiaridades, podemos afirmar que a resposta está na alternativa:
c) Existe ao menos uma linha na tabela verdade que inclui as premissas e a conclusão em que todas as premissas são verdadeiras e a conclusão é falsa.
Resposta:
Quando construímos um argumento temos por objetivo convencer ou persuadir alguém. No raciocínio ocorre que exploramos as conseqüências de uma ou mais ideias. Desse modo, todos os argumentos são raciocínios, porém, nem todos os raciocínios são argumentos. Denomina-se, também, o raciocínio como inferência, ou seja, o movimento que leva o intelecto a passar das premissas à conclusão conseqüente do que nelas está sendo afirmado.
Explicação passo a passo:
Compreender a diferenciar raciocínio de argumento.