1) Segundo Marx, “um espectro estava á rondar a Europa”. Que espectro seria esse? O que pensava os lideres políticos que comandavam as potências Europeias naquele momento? 2) Faça uma citação que possa caracterizar a sociedade burguesa moderna. Descreva, segundo o olhar Marxista. 3) “As armas que a burguesia utilizou para abater o feudalismo se voltam hoje contra a própria burguesia”. Quais os fatores que reforçam essa concepção Marxista? 4) Defina o Lumpem-Proletariado, suas condições e predisposições. 5) Faça uma citação respondendo o questionamento de Marx; “sobre qual fundamento repousa a família atual, a família burguesa”? 6) Na visão Marxista, “o burguês tem a mulher como um instrumento de reprodução somente”. Faça um comentário relativo á esse fator de dominação capitalista. 7) Marx aponta para as dominações ideológicas; as idéias religiosas, morais, filosóficas, políticas, jurídicas, etc. O que pretendia o comunismo em relação á essas forças? 8) “O proletariado utilizará sua supremacia política para arrancar pouco a pouco todo capital a burguesia, para centralizar todos os instrumentos de produção nas mãos do Estado, isto é, do proletariado organizado em classe dominante, e para aumentar o mais rapidamente possível, o total das forças produtivas”. Como se dará isso? 9) Qual tem sido o papel do Estado? Responda segundo a visão Marxista. 10) Pesquise e responda; O que é “MAIS-VALIA”?
Respostas
Olá!
Marx estava se referindo ao espectro do comunismo que passou a ser visto durante como uma frente que ia na contramão do capitalismo.
Neste momento, a Europa passava por um período de crescimento exponencial do capitalismo, porém, se mantiveram atentos a perspectiva do comunismo que iria buscar a grande desigualdade entre as classes.
A sociedade burguesa moderna pode ser caracterizada a partir da competitividade e da individualidade.
A concepção marxista se reforça quando vemos que o uso de instrumentos da indústria e o crescimento da tecnologia tornam o capitalismo cada vez mais forte assim como quando a sociedade rural passou a migrar para o espaço urbano.
A dominação capitalista tem como dominado o trabalhador.
A partir da união das parcelar proletárias o socialismo de Marx é colocado em prática como uma forma direta de combate ao capitalismo.
Por fim, o papel do estado tem sido de contribuinte para as práticas capitalistas focando apenas no crescimento econômico do país frente as potências mundiais.
Até mais!