produza um texto critico sobre conflitos internacionais e boicote dos eua ao oriente medio (petroleo)
Respostas
Conflitos, sejam eles guerras internacionais ou disputas internas, podem ter muitas consequências.
O medo da violência ou de perseguição causa deslocamentos de comunidades inteiras e os que ficam geralmente não têm acesso a cuidados médicos.
Geralmente, conflitos causam o aumento do número de ferimentos relacionados a trauma, mas também problemas para as pessoas que precisam de cuidados médicos normais, como complicações durante a gravidez ou doenças crônicas, como a diabete.
É comum que o estresse psicológico e as doenças mentais também aumentem. Infelizmente, a violência sexual também frequente em meio a conflitos.
Tentamos atender às necessidades das pessoas nesses contextos com médicos altamente experientes, enfermeiros e logísticos que oferecem cuidados médicos especializados e suporte.
Violência intensa
Durante períodos de violência intensa, nossas equipes, geralmente, têm de trabalhar com grande flexibilidade. Em 2011, com a violência contínua afetando as instalações médicas em Misrata, na Líbia, uma equipe de MSF teve de encontrar uma maneira de evacuar de forma segura e rápida um grande número de pacientes gravemente feridos da cidade.
A equipe fretou uma balsa, removendo seus assentos, para que lonas plásticas e colchões pudessem ser encaixados ali. “A violência causou um influxo de pessoas feridas e, felizmente, pudemos estar ali e colocá-los a bordo”, conta Helmy Mekaoui, médico de MSF que coordenou a evacuação.
Apesar das dificuldades no mar, a embarcação chegou em segurança na Tunísia no dia seguinte, onde 20 ambulâncias aguardavam para levar os 71 pacientes ao hospital.
Annas Alamudi, logístico de MSF, conta: “Até onde sei, foi uma operação bem-sucedida e fiquei feliz por termos conseguido ajudar. Havia pessoas doentes que precisavam sair dali e nós as removemos. Missão cumprida.”