• Matéria: Filosofia
  • Autor: amandinhaamaro07
  • Perguntado 7 anos atrás

reflexao do filme A Onda alguém me ajuda?

Respostas

respondido por: gabrielmartinsp583x8
2

É nesse contexto que o filme se desenrola. A boa e impensada intenção do professor acarreta consequências trágicas que fogem totalmente ao seu controle, demonstrando o quanto o papel do professor é importante para o aluno construir sua identidade ideológica, política, social e pessoal.

Na sua função de docente, tão influente ou até mais do que a própria família, o poder de construção e destruição de uma vida está em suas mãos, lhe atribuindo instantaneamente uma responsabilidade pedagógica e social com relação à vida de seus alunos.

Isso é claramente notado no filme A Onda, pois o professor utilizando de uma estratégia educativa dinâmica e voltada para a prática, com o objetivo dos alunos compreenderem melhor os conceitos sobre autocracia, anarquismo e fascismo, acaba por não acompanhar o processo de desenvolvimento das atitudes de seus alunos, chegando até mesmo a fechar os olhos para o emergente problema causado por sua aula, já que há uma tentativa frustrada de alguns alunos em alertá-lo sobre as desastrosas ocorrências que vinham acontecendo decorrentes da sua proposta educativa.

É possível notar pelo filme que, mesmo atualmente, podem-se criar doutrinas ideológicas em sala de aula, utilizando apenas o poder da palavra, principalmente de alguém que exerce um papel tão importante na sociedade, como o professor, por exemplo, pois não raras vezes é visto como modelo a ser seguido pelos seus alunos.

A família também é tema abordado no filme, pois dependendo de seus diferentes modelos de estruturação, problemas e crenças ideológico-sociais, podem vir a apoiar ou se deixar manipular por determinadas atitudes e ideais políticos, chegando mesmo à alienação e ao cultivo de lideranças autoritárias, onde não há espaço para a democracia, mas sim, para a psicologia das massas, em que o indivíduo, para se sentir pertencente a um determinado grupo, se deixa influenciar pela maioria.

Enfim, pelo poder atribuído ao professor na construção do saber de um indivíduo, há que se pensar na importância de suas palavras, na escolha de metodologias e estratégias de ensino, nos padrões e didáticas pedagógicas a serem empregadas e até mesmo em suas atitudes cotidianas de cidadão, pois é a partir desses elementos que os alunos constituirão sua identidade, cujo papel de cada um terá significativa importância na sociedade.

espero ter ajudado :)

Perguntas similares