Respostas
economia da Região Sudeste do Brasil é muito forte e diversificada, sendo considerada a maior do país, que ganhou esse reconhecimento desde o período café com leite, em que essas duas mercadorias eram as mais importantes para a capitalização brasileira. É o local mais industrializado do Brasil e o ramo industrial é diversificado e forte. Alguns dos mais importantes ramos industriais da região são: as automobilística (com mais força em São Paulo), siderúrgica (São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo), petroquímica (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais), navais (Rio de Janeiro) petrolífera ( Rio de janeiro e Espirito Santo). Na agricultura, os principais produtos cultivados são: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas. Na pecuária, o maior rebanho são os dos bovinos, e o estado de Minas Gerais é o principal criador. Eqüinos e suínos também são encontrados. Também há prática o extrativismo mineral, cujos principais minérios explorados são ferro, manganês, ouro e pedras preciosas. As maiores jazidas são encontradas no estado de Minas Gerais.
Também é responsável por cerca de 55% do PIB Nacional (Produto Interno Bruto) brasileiro, e por isso, é conhecida como a "locomotiva econômica do Brasil".[1] No ano de 2010, a região produziu 2,1 trilhões de reais em riquezas, segundo dados das Contas Nacionais, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),[2] sendo apenas o Estado de São Paulo responsável por 1,2 trilhão dessa produção, o equivalente a 33,1% do PIB nacional, que segundo Carlos Alberto Azzoni, professor da Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (FEA-USP), "As melhores empresas e os melhores profissionais de todo Brasil são atraídos pelos potenciais de mercado e as oportunidades de rendimento de São Paulo".[3] Em 2014, o PIB da região chegou a 3.2 trilhões, com a taxa de desemprego de 7,3% e uma renda per capita de 37.2 mil reais.[4]
ECONOMIA DA REGIÃO SUDESTE
A economia da Região Sudeste do Brasil é movida pelas produções industriais, agrícola, de comércio e serviços.
O Sudeste é a Região mais rica do País, concentrando 55,4% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
As principais atividades econômicas desenvolvidas na Região Sudeste são:
Extrativismo mineral
Indústria de transformação
Serviços industriais e de utilidade pública
Construção civil
Serviços
Agropecuária
RESUMO
Aspectos históricos e geográficos favoreceram o posicionamento da Região Sudeste na economia nacional. O Estado de São Paulo começou ser povoado já no início do processo colonial.
O mesmo ocorreu com o Rio de Janeiro, que também foi capital do País.
A transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro foi fundamental para o processo de desenvolvimento da cidade e da região.
O processo de exploração econômica de Minas Gerais foi baseado na pecuária e extrativismo mineral. Esse fator foi decisivo para o atual posicionamento do estado no PIB nacional.
A Região Sudeste é responsável pela produção de 50% da cana-de-açúcar do Brasil. Também lidera as produções de amendoim, algodão, arroz, café, feijão, laranja, mandioca e soja.
A maior produção nacional de leite bovino também fica na região e está concentrada em Minas Gerais.
No Estado de São Paulo está o principal parque industrial brasileiro. Estão presentes no estado montadoras de automóveis, veículos de carga, máquinas agrícolas e aviões.
O setor agrícola é dividido entre o campo e a indústria. São destaques nesse setor a pecuária bovina e a indústria frigorífica exportadora. Também é marcante a produção de laranja que abastece a indústria de suco.
O extrativismo mineral é realizado em Minas Gerais, onde estão localizados o quadrilátero ferrífero e as bacias de petróleo.
O principal campo de exploração de petróleo da região está localizado na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Os estados do Sudeste também estão na área do pré-sal da região do Atlântico Sul.
Compreenda melhor este assunto. Consulte:
Vinda da Família Real para o Brasil
Período Pré-colonial
Brasil Colônia
Região Sudeste
A Região Sudeste é formada pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Os quatro estados comportam 42,63% da população brasileira, com cerca de 64,6 milhões de habitantes (IBGE, 2010).
Devido à densidade demográfica (69,55 habitantes por km2), o Sudeste também é a região que mais emprega. Os dados são do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em levantamento publicado em 2014.
Trabalhadores formais por estado no Sudeste:
São Paulo – 41 milhões
Minas Gerais – 10,5 milhões
Rio de Janeiro – 7,4 milhões
Espírito Santo – 1,8 milhão
Setores que mais empregam no Sudeste:
Comércio e serviços
Construção e madeira
Agricultura
Transporte
Administração pública
Educação
Seguridade social e saúde
Metalurgia