A filosofia tradicional de gestão de operações e de materiais dá prioridade à utilização da estrutura de produção da empresa, dividida em seções fixas (tornos, fresas, montagem etc), a qual é otimizada pela fabricação de produtos em grandes lotes e está sujeita à constituição de estoques. Esta filosofia é operacionalizada por técnicas que "empurram" a produção, isto é, que fabricam de acordo com as previsões de demanda, para a constituição de estoques, buscando minimizar os custos totais da estrutura de produção. A partir de meados da década de 70, passou a ser bastante utilizada e difundida ao ocidente a filosofia Just-in-time (JIT), que procura atender dinâmica e instantaneamente à variada demanda do mercado, produzindo, normalmente, em lotes de pequena dimensão. O texto-base apresenta duas filosofias de gestão da operação e de materiais bastante utilizadas nas empresas de diferentes segmentos e tamanhos. Cite as principais características de cada uma das filosofias (filosofia tradicional, com suporte do MRP e JIT).

Respostas

respondido por: makmorales
13

Olá,

Podemos apontar as principais características de cada uma das filosofias a, filosofia tradicional, com suporte do MRP, e do Just-in-time ao afirmar que a filosofia tradicional de gestão de operações e de materiais baseia-se na produção em larga escala como prerrogativa de diminuição de custos, mas tal filosofia ignora, muitas vezes, a lei da oferta e da demanda, ofertando, em muitos momentos, mais do que existe demanda.

Todas as grandes crises da história recente da economia advém da filosofia tradicional, onde produziu-se mais do que o mercado poderia comprar. Já a filosofia JIT, a Just-in-time é um modelo que trabalha conhecendo e adaptando-se à demanda do mercado, adaptando-se à ela.

Abraços!

Perguntas similares