Um fenômeno que vem sendo observado ao redor do mundo, que embora possa ser encarado como uma importante conquista da humanidade também causa preocupação, é o aumento da expectativa de vida e o consequente envelhecimento da população, visto que isso traz consigo grandes impactos sociais e econômicos. Sobre este assunto, leia o texto a seguir.

Tal cenário aponta para a urgência em trazermos à tona a discussão a respeito do envelhecimento populacional, uma vez que diversas esferas da sociedade serão impactadas por esse acontecimento. Por conta do envelhecimento populacional e da queda da fecundidade, por exemplo, haverá um menor número de pessoas em idade ativa para cada idoso nos próximos anos. Em 2010, havia 10 pessoas de 15 a 64 anos para sustentar cada idoso de 65 anos ou mais de idade e, em 2060, serão 2,2 pessoas em idade ativa para cada idoso, segundo a projeção da Organização das Nações Unidas (ONU) (CAETANO et al., 2016). Uma das saídas para evitar pressões no sistema previdenciário é manter o trabalhador em atividade o maior tempo possível, fato que requer uma política de saúde ocupacional para diminuir as saídas do mercado de trabalho via aposentadoria por invalidez, capacitação quanto às mudanças tecnológicas e políticas para redução de preconceitos (IPEA, 2010). As projeções para 2040 apontam que aproximadamente 57% da população brasileira em idade ativa será composta por pessoas com mais de 45 anos (IPEA, 2010). Para balanceamento desse quadro deve haver incentivo financeiro para que profissionais continuem a trabalhar, bem como a adoção de práticas de gestão que visem à contratação e retenção destes profissionais, como também melhorias nas percepções a respeito destes profissionais no ambiente de trabalho (PHILLIPS; SIU, 2012).


Fundação Getúlio Vargas; Brasilprev Seguros e Previdência S.A. Envelhecimento nas organizações e a gestão da idade. Disponível em: < https://eaesp.fgv.br/sites/eaesp.fgv.br/files/u68/pesquisa_fgvbrasilprev.pdf> Acesso em: 06 nov. 2018.


Acerca das medidas que podem ser tomadas pelas autoridades visando minimizar os impactos socioeconômicos ocasionados pelo envelhecimento da população, analise as proposições a seguir, considerando V para Verdadeiro e F para Falso.

I. Fazer com que os trabalhadores se mantenham ativos por mais tempo.
II. Propiciar a capacitação necessária para que trabalhadores mais velhos se habituem às novas tecnologias.
III. Desenvolvimento de políticas de combate ao preconceito no mercado de trabalho contra pessoas mais velhas.
IV. Incentivos financeiros para que os indivíduos continuem a trabalhar.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:
F, F, V, F.

Alternativa 2:
V, V, F, V.

Alternativa 3:
V, F, F, V.

Alternativa 4:
V, F, V, V.

Alternativa 5:
V, V, V, V.

Respostas

respondido por: Anônimo
73

Alternativa 5 com certeza. VVVV


edineifsilva: alternativa 5
julianazaff: Também concordo
respondido por: thaynnaba
58

olá!

no caso em questão podemos afirmar que a afirmativa 5 está correta qual seja: Alternativa 5:  V, V, V, V.

isso porque o texto da questão diz respeito ao fenômeno cada vez mais crescente de envelhecimento da população. esse fenômeno tem estado principalmente no países desenvolvidos onde existe mais qualidade de vida e acesso a saúde.

nesse sentido várias práticas tem sido adotadas pelos governo para a maior inserção dos idosos na sociedade e no mercado de trabalho.

espero ter ajudado!



claudiotempoluz: concordo todas as alternativas são corretas
paulorodrigo69pdfjiw: concordo vvvv
Perguntas similares