Quando se pensa em futuro, carros voadores e robôs inteligentes parecem uma realidade tão longe quanto os anos 3000. Mas isso pode estar mais perto que imaginanos. Especialistas acreditam que a inteligência artificial vai transformar a nossa forma de viver e de trabalhar em 20 anos.
Com isso, profissões como atendente de telemarketing e caixa de banco vão desaparecer quando os robôs evoluírem o bastante para manter uma conversação ágil e que faça sentido com o ser humano, além de tomarem decisões. Por outro lado, designer de realidade virtual e editor de DNA são novas profissões que vão ganhar muito mercado.
Máquinas capazes de coletar informações e tomar decisões, ou seja, com inteligência artificial, vão mudar completamente o mercado de trabalho, acredita a consultora em inovação, Luciane Aquino. Para ela, toda profissão que tem tarefas repetitivas está ameaçada.
“Estamos a 20 anos de que a inteligência artificial funcione de forma importante. Nesse período, vamos assistir os robôs substituindo humanos em tarefas repetititvas. Atendente de telemarketing, caixa de supermercado, cobrador de ônibus, há uma tendência forte que isso tudo acade”, afirma.
Em contrapartida, as experiências virtuais vão ficar cada vez mais ricas. “Mark Zuckerberg, do Facebook, acredita que vamos ter declínio forte do celular em 10 anos, isso porque vai ter uma substituição por um gadget vestível ou implante no cérebro. Uma profissão importante é designer de experiências virtuais. Vai desde games até conversas com holografia”, explica Luciane.
Disponível em < https://www.gazetaonline.com.br/noticias/economia/2017/09/veja-as-profissoes-do-futuro-e-aquelas-que-vao-deixar-de-existir-1014100279.html> Acesso em: 09 nov. 2018.
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
a inteligência artificial é algo ainda muito distante de nossa realidade, não havendo perspectiva de interferência dessa tecnologia no mercado de trabalho no século XXI.
Alternativa 2:
por mais sofisticados que sejam, robôs jamais serão capazes de desenvolver habilidades genuinamente humanas, como a conversação, de modo que profissões que envolvam essa habilidade não têm risco de desaparecer.
Alternativa 3:
o desenvolvimento da inteligência artificial tende a, nos próximos anos, fazer com que profissões que demandem ações repetitivas desapareçam.
Alternativa 4:
profissões como atendente de telemarketing e cobrador tendem a continuar existindo, visto que a inteligência artificial jamais será capaz de substituir o contato interpessoal.
Alternativa 5:
os profissionais da área de inovação tecnológica têm realizado esforços para que a inteligência artificial seja plenamente desenvolvida sem que isso represente riscos às profissões já existentes.
Respostas
Olá!
A alternativa 3 está correta.
A inteligência artificial vem sendo desenvolvida como uma forma de facilitar as relações de trabalho no mundo em que vivemos.
Para ser mais exato, assim como o fordismo e o toyotismo foram colocados em prática no passado, a tendência é utilizar esses instrumentos mais novos para evoluir os processos de produção e com isso, atividades repetitivas poderão ser realizadas por esses aparelhos, o que poderá ter fatores positivos e negativos, onde o primeiro é a facilidade e barateamento na mão de obra e a segunda o desemprego, fato que deve ser colocado em pauta desde já.
Até mais!
O desenvolvimento da inteligência artificial tende a, nos próximos anos, fazer com que profissões que demandem ações repetitivas desapareçam.
Lógica inegável
o desenvolvimento da inteligência artificial tende a, nos próximos anos, fazer com que profissões que demandem ações repetitivas desapareçam. ( a única alternativa lógica )