ALGUÉM ME AJUDA POR FAVOR
De tanto assistir a filmes de terror, ou mesmo a filmes de ação, nos quais o mocinho tem sempre que apanhar primeiro, cabe sempre uma constatação e ao mesmo tempo uma pergunta: "Nossa, quanto sangue!". É claro, tudo é de mentirinha mas, na maioria das vezes (quando não há efeitos especiais), os diretores de filmes recorrem ao velho truque do sangue-de-mentirinha. Uma forma de fazê-lo, sem manchar roupas, é medir 6 mL de água e 1 mL de detergente com amoníaco (amônia) e adicionar, com um conta-gotas, de 2 a 3 gotas de fenolftaleína, e colocar a solução num frasco de spray (do tipo desodorante). Ao borrifar a mistura num tecido branco, ele fica imediatamente manchado de vermelho. Aos poucos a mancha desaparece.
a) Escreva a equação química que descreve o processo, explicando o fenômeno relatado.
b) Explique o que ocorreria se a peça de roupa em questão fosse lavada com sabão sem antes ser lavada somente com água.
Respostas
Olá.
a) Vamos pensar o seguinte: o amoníaco (amônia) é misturado à água, e a reação que ocorre é a seguinte:
NH₃ + H₂O --> NH₄OH
A fenolftaleína é um indicador ácido-base que deixa a solução incolor em meios ácidos, e rosa quase vermelho em meios básicos.
Com a adição de fenolftaleína no meio, ela rapidamente apresentará uma coloração vermelha, devido à presença da base hidróxido de amônio (NH₄OH).
Com o passar o tempo, a amônia evapora, o que consequentemente reduz a quantidade de base existente, fazendo a mancha desaparecer aos poucos.
b) O sabão contém em sua fórmula o hidróxido de sódio (NaOH). Essa base, diferentemente do hidróxido de amônio, não é uma base volátil. Isso faria com que a mancha vermelha novamente aparecesse no tecido branco.
Bons estudos ;)