Respostas
O multiculturalismo pressupõe a validade do princípio da igualdade. Esse princípio considera que todos os homens são considerados iguais, em todas as esferas da vida, independente de sua raça, cor, sexo ou cultura. O multiculturalismo utiliza-se do princípio da igualdade, pois fundamenta-se na ideia da presença de várias culturas em um mesmo território, sem a prevalência de uma, com reconhecimento e respeito a todas as culturas. Em um país formado por diversas culturas e etnias que ainda são geradores de desigualdades, as políticas de ações afirmativas são instrumentos de afirmação da diferença para a produção da igualdade.
Considerando esse fator, faça uma breve reflexão a respeito da importância das políticas de ações afirmativas para a produção do multiculturalismo no Brasil.
Ainda que a população brasileira, é vista como amistosa, até mesmo por conta de sua miscigenação, se tem subentendido que não se pratica o preconceito, seja ele por raça, credo, ideais políticos e até mesmo pela sua orientação sexual. Porém, isso não condiz com a realidade nas ruas brasileiras, pois vimos o oposto de amistoso ou cordial, porque, assim com a diferenças étnicas e culturais, cada um, já vem com seus conceitos pré-formados de intolerância e segregação. As politicas de ações afirmativas, como as cotas para negros nas universidades ou a reserva de vagas em cargos públicos para deficientes físicos, trabalha de forma a conscientizar o senso comum e pretende avançar na reavaliação positiva de identidades discriminadas, na desconstrução de estereótipos e preconceitos; e na valorização da diversidade cultural. Também é necessário combinar a proibição da discriminação com políticas compensatórias que acelerem a igualdade enquanto processo. Isto é, para assegurar a igualdade não é apenas proibir a discriminação, mediante legislação repressiva. São fundamentais as estratégias promocionais capazes de estimular a inserção e inclusão de grupos socialmente vulneráveis nos espaços sociais. Promovendo uma noção de pátria mãe de todos e os afastando do etnocentrismo, promovendo