• Matéria: História
  • Autor: Kawarahinglader
  • Perguntado 7 anos atrás

Dom João VI vai para portugual e deixa o Brasil nas mãos do príncipe D.Pedro I.
Faça um resumo de seu governo e caracterize-o.

Me ajudeem poor favoor

Respostas

respondido por: elenicefatima14
0

Entre os anos de 1821 e 1822, Dom Pedro I ocupou o cargo de príncipe regente do Brasil. Mesmo durando um breve período de tempo, o governo provisório de Dom Pedro foi marcado por um conjunto de transformações bastante intensas. Na época, seu pai, Dom João VI havia deixado o governo em suas mãos para participar do processo de reforma política que tomava conta de Portugal, desde 1820. Aqui no Brasil, essa mesma notícia teve importantes conseqüências históricas.

A chegada de Dom João VI ao Brasil, em 1808, mais do que marcar a transferência de uma Corte Real, transformou radicalmente a condição da economia brasileira. Desobrigada de manter negócios somente com Portugal, os grandes produtores agrícolas brasileiros atingiram marcas de lucro mais significativas com a inserção de seus produtos no livre-mercado. Além disso, a chegada dos produtos ingleses ao Brasil estabelecia um novo padrão de vida e consumo no país.

respondido por: Fiui
0
O governo de D.Pedro I se caracteriza por vários fatores. Um desses fatores foram as grandes revoltas, marcadas pelo período regencial. D.Pedro I buscou ajudar muito o Brasil, tentando primeiramente fazer uma integração da nação, porém isso não ocorreu tão bem. D.Pedro I proclamou a independência do Brasil e ajudou a expulsar os portugueses e suas tropas do império, tanto na Bahia quanto no Piauí. Por fim, ele foi um bom governante e saiu de seu país e desobedeçeu as Cortes de Lisboa apenas para proclamar a independência.
Perguntas similares