• Matéria: Pedagogia
  • Autor: mkl1910
  • Perguntado 7 anos atrás

As quatro décadas que a historiografia convencionou chamar de Primeira Republica no Brasil (1889-1930), testemunharam uma movimentação importante no campo da educação escolar. Nas três primeiras décadas, colocaram-se os ingredientes que iriam temperar a retórica de uma intervenção política, que na última delas teve a chance de se manifestar de forma mais organizada em âmbito nacional. Tendo em vista essa afirmação, julgue os itens a seguir sobre a educação brasileira durante a Primeira República:

I. A associação entre educação e trabalho se apresentou, nesse período, com uma dupla perspectiva, ou seja, a necessidade de educar os indivíduos para uma sociedade livre, não escravista, e de alterar a feição negativa de que se revestia o trabalho manual no país.

II. Nesse período foram implementadas diversas reformas educativas como por exemplo, a Reforma Benjamin Constant (1890), Código Epitáfio Pessoa (1901), a Reforma Rivadávia Correa (1911), a Reforma Carlos Maximiliano (1915), a Reforma João Luiz Alves/ Rocha Vaz (1925), dentre outras.

III. Nos anos 1920, apesar da demanda social de educação, que engloba os estratos médios urbanos da população, não se fazia, de fato grandes exigências á organização escolar brasileira, dada à manutenção do modelo econômico agrário exportador .

IV. O esforço realizado nesse período para expandir quantitativamente as oportunidades educacionais no país, diminuindo as altas taxas de analfabetismo, não foi suficiente para compensar o crescimento da população em idade escolar.
Estão corretos os itens:

a) I, II, III e IV
b) I, II e III, apenas.
c) I, III e IV, apenas
d) II, III e IV apenas
e) I e IV apenas

Respostas

respondido por: Matheusieti
14

Olá!

A alternativa A está correta.

Apesar das movimentações relacionadas a expansão da educação no Brasil, às reformas das primeiras décadas do século XX não foram suficientes para sanar as problemáticas da educação principalmente devido a expansão demográfica nacional.

Deste modo, na segunda metade do século XX reformas no campo da pedagogia buscaram não apenas mais formar o aluno mas sim trazer uma conscientização e expansão do senso crítico para atuar em sociedade de forma mais interativa do que apenas sendo especializado, onde podemos citar Paulo Freire como um grande influenciador dessa concepção através da pedagogia libertadora.

Valeu!

Perguntas similares