Respostas
A Cabana do Pai Tomás é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 7 de julho de 1969 e 28 de fevereiro de 1970, em 204 capítulos, substituindo A Grande Mentira e sendo substituída por Pigmalião 70. Escrita por Hedy Maia, Glória Magadan e Walther Negrão, a novela foi baseada no romance Uncle Tom's Cabin, de Harriet Beecher Stowe. Teve direção de Fábio Sabag, Daniel Filho, Walter Campos e Régis Cardoso, produzida em preto-e-branco.[2][3][4] Foi a 6.ª "novela das sete" exibida pela emissora.
Um dos maiores clássicos históricos de todos os tempos
O livro retrata o cotidiano no século XIX do período escravagista nos EUA em que havia uma divisão entre o sul escravagista e o norte abolicionista. Diz-se inclusive que o Presidente norte-americano Abraham Lincoln atribuiu ao livro a inspiração para a Guerra Civil norte-americana.
O ponto alto do livro são os personagens com características muito bem definidas dentro do contexto da obra. É impossível não se identificar ou até mesmo ver alguém que você conheça com perfil emocional muito parecido com os personagens do livro.
Apesar de ser uma obra que tem a fé bíblica como pano de fundo, personagens infantis muito marcantes e adultos com os quais nos afeiçoamos, o livro contém descrição de cenas e diálogos fortes devido ao seu objetivo de retratar os horrores da escravidão. Por este motivo, creio que o livro seja recomendado para leitura conjunta com crianças que já tem uma certa maturidade (9~10 anos) para absorver a realidade cruel desta história.
Outra grande virtude desta magnífica obra é retratar os dilemas e a aplicação prática da fé bíblica aos quais estamos sujeitos.
Para os mais emotivos como eu, o livro é realmente impactante e traz cenas que nos fazem ir as lágrimas.
É uma pena que uma obra de tão grande envergadura tenha caído no esquecimento, pois este livro é com certeza um dos maiores clássicos históricos de todos os tempos que agradará jovens, adultos e crianças.