Ações vinculadas à prevenção e tratamento de doenças fazem parte das Políticas Públicas desde o período imperial. No entanto, observam-se grandes mudanças e aperfeiçoamento nos serviços oferecidos à população em relação à Saúde. Observando os principais fatos que contribuíram para o Sistema de Saúde que temos hoje, é correto afirmar: a. Desde o período da Ditatura Militar os serviços de Saúde oferecidos apresentavam grande qualidade e eram disponibilizados a todos da população. b. As estratégicas das Políticas Públicas sempre foram, e ainda são, bem recebidas pela população; a adesão nas campanhas de vacinação, por exemplo, desde o período imperial apresentava números expressivos. c. O Instituto Nacional de Previdência Social disponibilizava atendimento médico e serviços em saúde em geral, a todos, inclusive aos desempregados e profissionais autônomos. d. Até a década de 1980, não existiam Políticas Públicas no Brasil, a imunização da população, por exemplo, contra doenças como a varíola, a poliomielite e a febre amarela, era realizada somente em instituições particulares, para aqueles que apresentavam condições de pagar. e. A situação em relação à saúde no Brasil, desde o período imperial, era precária. Verifica-se, no entanto, algumas ações de imunização da população já nesta época, porém, mal recebidas pela população. Essa situação perdurou até aproximadamente a década de 1980.
Respostas
a. Desde o período da Ditadura Militar os serviços de Saúde oferecidos apresentavam grande qualidade e eram disponibilizados a todos da população.
Falso. A oferta de serviços de saúde de maneira generalizada é uma realização recente no Brasil.
b. As estratégicas das Políticas Públicas sempre foram, e ainda são, bem recebidas pela população; a adesão nas campanhas de vacinação, por exemplo, desde o período imperial apresentava números expressivos.
Falso. No início do século passado, por exemplo, uma Revolta conhecida por "da Vacina", reagiu contra a campanha de imposição do medicamento.
c. O Instituto Nacional de Previdência Social disponibilizava atendimento médico e serviços em saúde em geral, a todos, inclusive aos desempregados e profissionais autônomos.
Falso. O INSS não tem por função garantir o atendimento à saúde para toda a população.
d. Até a década de 1980, não existiam Políticas Públicas no Brasil, a imunização da população, por exemplo, contra doenças como a varíola, a poliomielite e a febre amarela, era realizada somente em instituições particulares, para aqueles que apresentavam condições de pagar.
Falso. O processo de vacinação no Brasil ocorre desde o início do século XX, principalmente com o objetivo de conter epidemias.
e. A situação em relação à saúde no Brasil, desde o período imperial, era precária. Verifica-se, no entanto, algumas ações de imunização da população já nesta época, porém, mal recebidas pela população. Essa situação perdurou até aproximadamente a década de 1980.
Correto. A precariedade no processo de imunização no Brasil é evidente pela análise de sua história.
Resposta:
A situação em relação à saúde no Brasil, desde o período imperial, era precária. Verifica-se, no entanto, algumas ações de imunização da população já nesta época, porém, mal recebidas pela população. Essa situação perdurou até aproximadamente a década de 1980.
Explicação: