Para Lajolo (1982, p. 59): “Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relacioná-Io a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a esta leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo outra não prevista. ” (Lajolo, 1982, p. 59). Partindo desta premissa, podemos afirmar que temos duas formas de ler: ler para nos informar (leitura informativa) e ler em detalhes (leitura detalhada). Como podemos definir cada uma delas?
Respostas
respondido por:
10
Olá!
A leitura informativa, a que o autor se remete, se refere ao ato mecânico da leitura, sem qualquer tipo de interpretação, adquirindo somente as informações básicas de forma superficial.
Já a leitura detalhada, vem alinhada com o processo de letramento, em que o leitor contextualiza com seus conhecimentos prévios, e infere o poder interpretativo para extrair o maior número de informações relevantes do texto em questão.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás