• Matéria: Biologia
  • Autor: belfelicio2009
  • Perguntado 7 anos atrás

A doença hemolítica do recém-nascido (DHRN) ou eritroblastose fetal como também é conhecida, é um distúrbio sanguíneo da vida fetal avançada ou do início da vida neonatal que pode ocorrer quando existe uma incompatibilidade de grupo sanguíneo entre mãe e filho, onde este último herda o grupo sanguíneo do pai. O sinal e sintoma mais precoce da incompatibilidade sanguínea é a hiperbilirrubinemia, que ocorre dentro das primeiras 24 horas de vida do RN, devido ao alto índice de destruição das hemácias, que estimula a produção de novas hemácias, o que, por sua vez, oferece um número crescente de células para hemólise.

Fonte: CUNHA FILHO, P. M.; SANTOS, L. L. A. S. Eritroblastose fetal como hipersensibilidade tipo II. Disponível em: http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170504113015.pdf. Acessado em: 23 de agosto de 2018.



Tomando como referência a doença hemolítica do recém-nascido, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) Esta patologia se deve, principalmente, à sensibilização pelo fator Rh ou pelo sistema ABO.

( ) Na maioria dos casos de eritroblastose, a mãe é Rh negativo, o pai Rh positivo e o bebê herda o antígeno Rh positivo do pai.

( ) Para evitar problemas nas futuras gestações, a mãe Rh- deverá realizar uma transfusão de sangue compatível logo após o parto.

( ) A avaliação do grupo sanguíneo materno e teste Coombs indireto na gravidez com determinação do título de anticorpos maternos é um pilar fundamental no diagnóstico pré-natal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Escolha uma:
a. V – V – V – F.
b. V – F – V – V.
c. F – F – V – F.
d. V – V – F – V.
e. V – V – F – F.

Respostas

respondido por: moraes39
22
Alternativa d) está correta
respondido por: lianyrosa
5

Resposta:

V – V – F – V.

Explicação:

Perguntas similares