• Matéria: História
  • Autor: stefane75
  • Perguntado 7 anos atrás


"Os historiadores ampliaram os limites de sua disciplina e abriram novas áreas de pesquisa visando explorar as experiências históricas de homens e mulheres que frequentemente eram ignorados, pois viam essas pessoas como um dos problemas com que o governo tinha de lidar".

A área de pesquisa em questão na afirmativa anterior é conhecida como:

Alternativas:

a)
História materialista.

b)
História da sociologia.

c)
História elitista.

d)
História emergente.

e)
História vista de baixo.

2)
Edward Palmer Thompson (1924-1993), historiador inglês, foi a figura central de "outra forma de se fazer história", que procura "dar voz" aos homens comuns do povo, aos operários e camponeses que, com as mudanças e avanços do capitalismo industrial, permaneciam nas sombras e eram compreendidos como uma massa levada pelas mudanças econômicas.

Considerando o texto anterior, analise as afirmativas sobre o pensamento de Thompson:

I - A história vista de baixo problematiza conceitos, intenções e interpretações que eram consideradas certezas inquestionáveis.

II - Uma das críticas fundamentais de Thompson foi que a documentação utilizada pelos historiadores de sua época, privilegiava a perspectiva das elites.

III - Em meados do século XX, operários e trabalhadores comuns são descartados pela história vista de baixo na construção da história da Revolução Industrial.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
Apenas I.

b)
Apenas II.

c)
Apenas III.

d)
Apenas I e II.

e)
Apenas II e III.

3)
Considerada a grande precursora dos estudos sobre a mulher, a historiadora francesa Michelle Perrot é figura fundamental para a construção dessa nova forma de se fazer história.

Sobre os estudos das mulheres na Nova História, é correto afirmar que:

Alternativas:

a)
Assim como outros historiadores franceses, Michelle Perrot veio da História Tradicional.

b)
O objetivo principal era compreender a relação entre os sexos: como foram construídas ao longo do tempo e do espaço, por meio de uma diversidade de práticas e discursos.

c)
O feminismo, movimento social de menor importância dentro do século XX, não apresenta materialidade histórica dentro da Nova História.

d)
O foco de Michelle Perrot é o estudo da relação das mulheres entre si no cotidiano das fábricas.

e)
Michelle Perrot procura se afastar da interpretação de Michel Foucault.

4)
Podemos afirmar que o movimentos dos Annales se opunha ao modelo historiográfico fundado na factualidade, narratividade linear e restrição temática; impostos pela história política tradicional. Os Annales propõe, ao contrário, representar o passado a partir de questões colocados em cada presente.

Considerando o texto anterior, é correto afirmar que os Annales propunham:

Alternativas:

a)
História Purista.

b)
História Intelectual.

c)
História Problema.

d)
História vista de cima.

e)
Historiografia Econômica.

Respostas

respondido por: arrobasamara
31

1e) História vista de baixo

2d) Apenas I e II.

3b) O objetivo principal era compreender a relação entre os sexos: como foram construídas ao longo do tempo e do espaço, por meio de uma diversidade de práticas e discursos.

4c)  História Problema.





bombeiroademirmarque: Obrigado pela resposta
respondido por: brunofranco1
7

1) e)  História vista de baixo.

2) d)  Apenas I e II.

3) b)  O objetivo principal era compreender a relação entre os sexos: como foram construídas ao longo do tempo e do espaço, por meio de uma diversidade de práticas e discursos.

4) c)   História Problema.


Perguntas similares